Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 30 de maio de 2017

Proença-a-Nova: 47 viaturas participam no IV Passeio de Carros Antigos

Por: Diario Digital Castelo Branco

Apaixonados por automóveis antigos de vários pontos da região juntaram-se este domingo na IV edição do Passeio de Carros Antigos que percorreu várias localidades do concelho de Proença-a-Nova e que incluiu a prova de alguns dos recursos gastronómicos mais típicos.

Apaixonados por automóveis antigos de vários pontos da região juntaram-se este domingo na IV edição do Passeio de Carros Antigos que percorreu várias localidades do concelho de Proença-a-Nova e que incluiu a prova de alguns dos recursos gastronómicos mais típicos.

Condutores de 47 carros antigos e respetivos acompanhantes juntaram-se no Centro Ciência Viva da Floresta para o briefing da iniciativa. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova referiu a dinâmica desta iniciativa, já na sua quarta edição, especialmente vocacionada para quem, como ele, tem a paixão pelos clássicos. “É também uma forma de atratividade do território pois damos a conhecer aquilo que são os nossos recursos. E temos potencialidades em várias áreas, nomeadamente património, turismo de paisagem, gastronomia ou praias fluviais”, refere em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, agradecendo aos promotores. A Associação de Desenvolvimento Cultural de Sobreira Formosa e o Sport Clube Sobreirense, com o apoio da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, da Junta de Freguesia dos Montes da Senhora, das empresas Eventur e Ampeser e do próprio Município.

O passeio começou com uma paragem na aldeia de xisto da Figueira para o pequeno almoço que incluiu o bolo finto e o queijo fresco, o pão caseiro e o queijo de cabra curado. Depois de retemperadas as forças, o passeio seguiu para Giesteiras, Maxiais, Sobral Fernando e Rabacinas, onde os participantes receberam um saco com limões. Atravessando Chão do Galego, a próxima paragem foi junto à centenária oliveira de Montes da Senhora, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, onde se provaram as cerejas da região. De volta à estrada, a viagem seguiu pela Catraia e Vales, onde se localiza um dos maiores pomares de cereja do concelho, Oliveiras, Sobreira Formosa e Póvoa. Na associação das Atalaias provou-se o plangaio, enchido característico da zona norte do concelho, o maranho e outros enchidos, tudo regado com o vinho Alvelus. Com Vale d’Urso e Vale Porco para trás, a derradeira paragem foi no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, onde os carros ficaram em exposição enquanto os mais de 120 participantes conviviam à volta da mesa.

No final, foram distribuídos os prémios presença, ao condutor mais idoso e ao mais jovem, à presença feminina e ao carro do passeio, escolhido por todos os participantes. A proximidade das votações levou a organização a entregar o prémio ao Peugeot 404 descapotável e ao Ford Anglia.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!