Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Geopark Naturtejo promove a partir de quarta-feira e até ao dia 11 de junho o Festival da Paisagem 2017 - Semana Europeia dos Geoparques, que conta com várias iniciativas para dar a conhecer paisagens, produtos e pessoas.
O Geopark Naturtejo promove a partir de quarta-feira e até ao dia 11 de junho o Festival da Paisagem 2017 - Semana Europeia dos Geoparques, que conta com várias iniciativas para dar a conhecer paisagens, produtos e pessoas.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, explica que os sete municípios que constituem este território reconhecido pelo Programa Geoparques Mundiais da UNESCO, conjuntamente com juntas de freguesia e associações locais, unem-se para dar a conhecer paisagens, produtos e pessoas que fazem desta uma região com um grande potencial de inovação.
O festival começa na quarta-feira, com a realização do "Geoconvivência", um evento organizado pelo geoparque espanhol de Villuercas-Ibores-Jara onde participam todas as escolas locais e onde o Geopark Naturtejo se fará representar pelo Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova.
Entre sexta-feira e domingo, a Aldeia de Santa Margarida, em Idanha-a-Nova, recebe o VI festival das Flores, e, no sábado, decorre a GeoRota do Orvalho, na Serra do Muradal, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco.
No domingo, em Vale da Senhora da Póvoa, Penamacor, realiza-se a caminhada "Conhecer o geossítio Serra D'Opa e o Castro de Sortelha Velha".
Nos dias 04 e 05 de junho, o Geopark Naturtejo celebra o Dia Internacional do Ambiente no Sítio Património da Humanidade de Messel Pit (Alemanha).
Aqui decorre uma prova documentada da "Geodiversidade paisagística" do Geopark Naturtejo através de sabores locais, doces e salgados e no dia anterior realiza-se, na vizinha cidade de Lorsh, o Festival da Peónia, onde os Toulões, aldeia da rosa-albardeira em Portugal, participa com uma ação que pretende valorizar os recursos endógenos desta região junto do mercado e investidores alemães.
No dia 06 de junho é inaugurada uma exposição sobre ouro no Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, dedicada a dar a conhecer as origens geológicas e a história da exploração mineira do ouro no território do Geopark Naturtejo.
A fechar o festival, a localidade de Zebreira (Idanha-a-Nova) recebe um evento de desporto na natureza dos dias 10 e 11 de junho.
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional é composto pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e está integrado na Rede Mundial de Geoparques, criada em 2004 pela UNESCO, à qual aderiu em 2006.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet