Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de março de 2017

Idanha-a-Nova candidatou 27 aldeias às “Sete Maravilhas de Portugal”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara de Idanha-a-Nova candidatou 27 aldeias às "Sete Maravilhas de Portugal", sendo o município que maior número de candidaturas submeteu a concurso.

A Câmara de Idanha-a-Nova candidatou 27 aldeias às "Sete Maravilhas de Portugal", sendo o município que maior número de candidaturas submeteu a concurso.

"Com esta candidatura pretendemos chegar a todo o país e apresentar um município alternativo aos centros urbanos, uma região plena de oportunidades", afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

Este ano o concurso é dedicado às aldeias e no final vão ser anunciadas sete vencedoras em outras tantas categorias.

O município candidatou Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia à categoria de Aldeias-Monumento; Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Velha, Medelim, Monfortinho, Monsanto, Penha Garcia e São Miguel de Acha à categoria Aldeias Autênticas; e Alcafozes, Ladoeiro, Monsanto, Oledo, Proença-a-Velha, Toulões e Zebreira a Aldeias Rurais.

Idanha-a-Velha e Termas de Monfortinho candidataram-se à categoria de Aldeias Ribeirinhas; Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo e Segura a Aldeias em Áreas Protegidas; Cegonhas, Coutos do Correias, Soalheiras e Torre a Aldeias Remotas, e Penha Garcia a Aldeias de Mar.

O autarca sublinhou que incluiu Penha Garcia na categoria das Aldeias de Mar devido aos seus vestígios fósseis, que contam a história da vida nesta região há 480 milhões de anos, quando era um imenso mar onde reinavam as trilobites e os seus predadores.

Já Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia, pela sua especificidade, concorrem em três categorias distintas.

"A estratégia para as restantes aldeias foi a candidatura à categoria onde demonstram maior potencialidade", explicou.

Armindo Jacinto adiantou ainda que nas aldeias do concelho de Idanha-a-Nova encontra-se um vasto património histórico, natural e gastronómico.

"Encontrámos também pessoas. Gente que aqui permaneceu ou que confiou em nós e para cá se mudou no âmbito de programas de incentivo por nós lançados. As nossas candidatas espelham uma Idanha inspirada e renovada, sem perder a tradição e a portugalidade que tão bem nos caracterizam", frisou.

Para o autarca, é um orgulho que Idanha-a-Nova seja o município com o maior número de candidaturas apresentadas.

Até 31 de março, decorre a fase de seleção das 49 aldeias pré-finalistas e entre 09 de julho e 20 de agosto são escolhidas as 14 finalistas do concurso.

A eleição das "Sete Maravilhas de Portugal" decorre entre 20 de agosto e 03 de setembro, dia em que serão dadas a conhecer as vencedoras.

 

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!