Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
Oleiros registou um salto qualitativo na oferta cultural e turística que se traduziu ao nível do alojamento turístico em proveitos de 2,2 milhões de euros (M€) em 2025, um aumento de 461% face a 2020.
“A evolução recente do alojamento turístico no concelho de Oleiros revela uma trajetória de crescimento sustentado entre 2020 e 2025, com um aumento no número de dormidas e da procura turística de mais de 100%”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, esta 6ªfeira, 9 de Janeiro.
O autarca responsável pelos pelouros do turismo e da cultura, falava na apresentação pública do Calendário de Eventos para o ano de 2026, onde divulgou alguns dados sobre o turismo neste concelho do distrito de Castelo Branco, na apresentação pública do calendário de eventos para 2026.
Entre 2020 e 2025, o número de camas disponíveis registou um acréscimo de 60% acompanhado por um crescimento de hóspedes e da taxa de ocupação, refletindo uma maior atratividade do território enquanto destino turístico de Interior.
Os números de turistas e de dormidas “apontam para um reforço da permanência média dos visitantes e para um aumento do impacto económico associado ao turismo local em 2,2 M€ adicionais na economia local, nomeadamente nos setores do alojamento, restauração, comércio e serviços associados”, vincou.
Paulo Urbano sublinhou que estes indicadores “evidenciam a necessidade de uma estratégia estruturada de animação territorial, capaz de consolidar a procura existente, mitigar a sazonalidade e potenciar o retorno económico do turismo no concelho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet