Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 18 de novembro de 2016

Castelo Branco: Conselho Geral do Politécnico reúne com Marcelo dia 21

Por: Diario Digital Castelo Branco

Os presidentes dos Conselhos Gerais dos politécnicos reúnem na próxima terça-feira, 22 de novembro, um painel de personalidades para debater o contributo dos politécnicos para o desenvolvimento do País, e que diversidade de ensino superior serve Portugal.

Os presidentes dos Conselhos Gerais dos politécnicos reúnem na próxima terça-feira, 22 de novembro, um painel de personalidades para debater o contributo dos politécnicos para o desenvolvimento do País, e que diversidade de ensino superior serve Portugal.

Os Conselhos Gerais de todas as instituições politécnicas portuguesas juntam-se pela outorga de doutoramentos e pela adoção, a nível internacional, de uma designação aceite internacionalmente, como university of applied sciences. O encontro tem início marcado para as 15h00, com abertura a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

«Os conselhos gerais pretendem, acima de tudo, pôr esta discussão na ordem do dia, e debater qual a melhor solução para o país», explica Lourtie. «A realidade com que nos confrontamos é a de um sistema em que a diferenciação se faz sobretudo pela possibilidade legal de concessão do doutoramento e pelo acesso a determinados financiamentos, além da questão da designação, que internacionalmente não tem correspondência, e penaliza os politécnicos portugueses», alerta.

Neste encontro serão analisadas as tendências do sistema binário português, as sobreposições na oferta entre universidades e politécnicos, e os caminhos de futuro que se apresentam ao sistema de ensino superior: diversidade ou hierarquização. «Um dos tópicos em análise será o caminho que os politécnicos fizeram, em termos de formação do corpo docente, prestação de serviços e investigação, por exemplo, que lhes confere competências inegáveis, mas que continua sem a devida resposta legal, nomeadamente no que está disposto no RJIES, que é, claramente, uma penalização em relação ao subsistema universitário», atesta Pedro Lourtie.

Às 16h40, a mesa redonda com Eduardo Marçal Grilo (antigo ministro da Educação), João Duarte Silva (membro do conselho de administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Joaquim Morão (antigo autarca de Castelo Branco), e Jorge Santos (da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria), debruça-se sobre o desenvolvimento dos politécnicos, sendo que o encerramento do seminário está marcado para as 18h30, com o Primeiro-Ministro, António Costa*.

*a confirmar

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!