Por: Diario Digital Castelo Branco
Decorre no próximo dia 9 de novembro o ato eleitoral que vai determinar a composição do novo Conselho Geral da Universidade da Beira Interior.
Decorre no próximo dia 9 de novembro o ato eleitoral que vai determinar a composição do novo Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. São duas as listas de docentes candidatas ao órgão, tendo sido ainda apresentadas três listas de alunos e quatro de pessoal não docente.
Segundo o jornal online Ubi et Orbi, as duas listas de docentes são as seguintes: Ana Paula Duarte (Faculdade de Ciências da Saúde) encabeça a lista B, que apoia a recandidatura de António Fidalgo ao cargo de reitor. Sob o lema "UBI: uma universidade sustentável, coesa e plural", o projeto é ainda integrado por Fernando Santos, da Faculdade de Engenharia, Helena Alves (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), André Barata (Artes e Letras) e António Tomé (Ciências), que compõem os cinco primeiros lugares de uma lista de 29 docentes. José Carlos Venâncio é o mandatário.
A lista A, encabeçada por Ignácio Verde (Faculdade de Ciências da Saúde), é também constituída por Ana Paula Costa (Ciências), José Neves Dias (Engenharia), Pedro Marques da Silva (Ciências Sociais e Humanas) e Graça Sardinha (Artes e Letras). Pedro Guedes de Carvalho é o mandatário da lista que apresenta como lema "Inovar com experiência".
Quanto às listas de alunos, Adriana Gomes, Bruno Coelho, Rodrigo Ramos, Joana Cardoso e João Martins compõem os efetivos da lista A. A lista B é composta por Jorge Pereira, Ana Lourenço, Verónica Francisco, João Figueiredo e Cláudia de Sousa. Fábio Giacomelli, Ivanildo Paulo, Cleusia Manuel, Murilo Hoefel e Baptista Mandinda são os candidatos da lista C.
Ao nível do pessoal não docente, Sérgio Nunes apresenta-se pela lista A, Pedro Serrão pela lista B, Mércia Pires é a candidata da lista C, e Paulo Roque candidata-se pela lista D.
As eleições para a nova formação do Conselho Geral da UBI decorrem no próximo dia 9 de novembro, sendo eleitos os representantes dos professores, dos alunos e do pessoal não docente. A partir daí, esse novo grupo terá a responsabilidade de propor os chamados elementos cooptados, representativos da sociedade. O Conselho Geral da UBI será, assim, composto por 29 elementos: 15 representantes dos docentes, cinco dos alunos, um representante do pessoal não docente e oito personalidades externas. Desses elementos externos, segundo o regulamento geral da UBI, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do novo Conselho Geral. Em dezembro, o novo Conselho Geral tomará posse para os quatro anos seguintes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet