Diário Digital Castelo Branco - Orquestra Típica Albicastrense comemora 60 anos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Orquestra Típica Albicastrense comemora 60 anos

Considerada o “Ex-Libris” da Beira Baixa, a Orquestra Típica Albicastrense (OTA), vai comemorar o seu 60º aniversário com um conjunto de iniciativas.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-07-06 10:59
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Considerada o “Ex-Libris” da Beira Baixa, a Orquestra Típica Albicastrense (OTA), vai comemorar o seu 60º aniversário com um conjunto de iniciativas.

As comemorações iniciam-se já nos próximos dias 15 e 16 de julho no Anfiteatro da Praça Académica, junto ao Museu Cargaleiro, pelas 21:30 horas.

No dia 15, irão estar presentes dois grupos com fortes ligações à Orquestra Típica, a OrqFolk, Orquestra da Escola de Música e os Sintonizados.

A OrqFolk é composta por cerca de 25 elementos, na sua maioria alunos, ex-alunos e alguns dos professores da escola, num concerto contagiante, principalmente pela escolha do repertório, desde a música portuguesa com temas de José Cid, Quinta do Bill, passando por temas dos ABBA, Coldplay, Frank Sinatra, Astor Piazzolla, entre outros.

Os Sintonizados, uma Banda jovem da cidade, já com um Cd lançado, iniciaram o seu percurso dentro da OTA, pois todos os seus elementos fizeram o seu percurso musical na escola de música desta instituição.

Para dia 16, dia do aniversário, haverá, uma pequena alusão aos 60 anos de vida pelo seu presidente da direção Carlos Salvado. Seguindo-se o Encontro de Orquestras Típicas, um espetáculo em conjunto pela Orquestra Típica Albicastrense e Orquestra Típica de Ourém, que contará com participação em palco de mais de uma centena de músicos.

As comemorações prolongar-se-ão ao longo dos próximos meses estando agendado já para o dia 12 de novembro em local ainda a definir, um concerto que assinalará 25 anos de carreira do Maestro Carlos Salvado na direção artística da OTA e para o dia 24 de fevereiro de 2017 no Cine Teatro Avenida, o concerto que encerrará estas comemorações, precisamente no dia e no local onde a OTA se estreou ao público albicastrense há 60 anos. Para este concerto, está prevista a entrega de medalhas aos elementos com mais de 25 anos de casa, bem como a apresentação nos novos fatos dos elementos masculinos desta Orquestra.

Recorde-se que a OTA foi fundada a 16 de Julho de 1956, pela insigne albicastrense e grande artista do acordeão, Eugénia Lima.


 

PUB

PUB

PUB

PUB