Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 26 de agosto de 2011

Ben Bernanke otimista quanto às medidas que Europa adotou

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, Ben Bernanke, disse hoje estar otimista quanto às medidas que a zona euro adotou para defender a economia europeia.

O presidente da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, Ben Bernanke, disse hoje estar otimista quanto às medidas que a zona euro adotou para defender a economia europeia.

“Tenho confiança no facto dos nossos colegas europeus terem a total consciência do que está em jogo nos problemas difíceis que enfrentamos atualmente e que, no fim de contas, eles vão adotar todas as medidas necessárias e apropriadas para lidar com todos esses problemas de forma eficaz”, disse Bernanke, num discurso na reunião de presidentes e governadores de bancos centrais de todo o mundo, em Jackson Hole, Estado norte-americano do Wyoming.

O presidente da Fed considerou, no entanto que a situação na Europa é um dos “riscos” no panorama económico atual, ao lado da saúde de longo prazo nas finanças públicas dos Estados Unidos.

Além de otimista face à situação futura na Europa, a mensagem de Bernanke foi também positiva quanto aos Estados Unidos, afirmando que o mercado de trabalho e a economia vão voltar a viver momentos saudáveis, no longo prazo, desde que haja planos de redução do défice.

Ben Bernanke avisou ainda, caso não se criem na atualidade novos postos de trabalho ou caso a economia não comece agora a crescer, a saúde económica futura dos Estados Unidos estará em perigo.

“Apesar da questão da sustentabilidade fiscal ter de ser resolvida com urgência, quem faz a política orçamental não deve, em consequência, deixar de prestar atenção à fragilidade da atual recuperação económica”, sublinhou.

O presidente da Fed apelou por isso ao governo dos Estados Unido para que adotem políticas que levem à criação de emprego.

“No curto prazo, permitir que as pessoas voltem ao trabalho reduz as dificuldades causadas pelos tempos económicos difíceis e permite assegurar que a nossa economia está a produzir em todo o seu potencial, em vez de deixar recursos produtivos inutilizados”, afirmou Bernanke.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!