Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de junho de 2016

Castelo Branco: União e companheirismo na IV Gala dos Bombeiros do distrito

Por: Patrícia Calado

União e companheirismo esteve bem patente na IV Gala dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco, realizada no domingo, no Fundão. Centenas de bombeiros voluntários das corporações do distrito marcaram presença num dia onde não faltaram atividades, que correspondeu igualmente ao 89.º aniversários da corporação do Fundão.

União e companheirismo esteve bem patente na IV Gala dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco, realizada no domingo, no Fundão. Centenas de bombeiros voluntários das corporações do distrito marcaram presença num dia onde não faltaram atividades, que correspondeu igualmente ao 89.º aniversários da corporação do Fundão.

As comemorações começaram bem cedo, às 8H45 com o toque de sirene, formatura geral e hastear de bandeiras. Às 9H15 realizaram um desfile com destino ao cemitério com deposição de coroa de flores no talhão dos bombeiros, seguiu-se uma missa e a bênção das viaturas assim como a atribuição de medalhas, promoções de ingresso na carreira de Bombeiro e condecorações.

A parte da tarde foi igualmente especial com um desfile das corporações do distrito e das respetivas viaturas, que fizeram encher as ruas daquela cidade. As comemorações encerraram com a IV Gala dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco no Pavilhão Multiusos do Fundão, onde Gil Barreiros, vice-presidente da Liga dos Bombeiros, apelou à “reflexão coletiva” e à união.

“Temos de aproveitar para conhecer uns aos outros, juntar amigos e refletir. Os bombeiros precisam de refletir no coletivo. A vida não está fácil para os voluntários. Por isso, peço que se mantenham unidos, temos que lutar para conseguirmos muito mais”, discursou.

Gil Barreiros, que curiosamente foi o impulsionador da Gala dos Bombeiros do distrito da Guarda há oito anos, salientou o trabalho realizado pela Liga dos Bombeiros em prol destes voluntários que diariamente dão a vida pelos outros.

“A Liga dos Bombeiros tem feito todos os esforços para que a situação dos bombeiros voluntários melhore, conseguimos a isenção da taxa moderadora, o apoio aos voluntários que estudam”, enumerou. No entanto, há muito mais a fazer, e, de acordo com Gil Barreiros, a Liga dos Bombeiros não vai parar. O próximo passo passa por criar “o Cartão Social do Bombeiro”. Este cartão deverá incluir um conjunto de incentivos aos bombeiros em diversas áreas, tais como educação, impostos, saúde e segurança social.

“O Cartão Social do Bombeiro tem de ser uma realidade. Estamos a fazer tudo para que consigamos a aprovação do cartão”, acrescentou.

Uma proposta que o Presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Castelo Branco, José Neves, concorda. Visto que, os apoios já aprovados não são suficientes.

“Não queremos estar acima da lei, mas exigimos ser tratados com dignidade. Existe a forte necessidade de criar incentivos para o voluntariado. A isenção da taxa moderadora não é suficiente, assim como apoio no ensino. Pretendemos e queremos ver reconhecido o nosso trabalho para que se aumente o número de voluntários, e esta devia ser uma preocupação do Estado”, sustentou.

Durante a Gala, à semelhança das três anteriores, foram entregues Medalhas de Mérito aos bombeiros que se destacaram em cada uma das corporações. Para além disso, foi entregue o Crachá de Ouro ao antigo Presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Castelo Branco, José Mariano, e ainda foi reconhecido o antigo comandante dos Bombeiros de Oleiros, António José Rodrigues.

“Há quatro anos que temos uma gala que pretende homenagear e agradecer publicamente entidades e pessoas. Realizamos estes reconhecimentos públicos, que muitas vezes passam despercebidos”, explicou José Neves.

E foi para “valorizar e enaltecer o esforço” destas centenas de Bombeiros que a Gala foi criada, Bombeiros que, segundo o 2.º Comandante Operacional Distrital, Francisco Mendes, apresentação uma “distinção significativa”.

“A união tem sido a chave do sucesso deste distrito”, acrescentou.

Francisco Mendes não quis deixar passar em branco o forte contributo das 11 autarquias do distrito no que toca à colaboração tanto com os Bombeiros como com a Proteção Civil, adjetivando mesmo como “relação de excelência” entre estas entidades.

Esta “relação de excelência” é, como garantiu Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, para continuar.

“Há uma linha de cooperação com as autarquias para estar do vosso lado e trabalhar em conjunto”, disse.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!