Por: Diario Digital Castelo Branco
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco já dispõe do sistema de “Receitas sem papel” – prescrição, dispensa e facturação.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco já dispõe do sistema de “Receitas sem papel” – prescrição, dispensa e facturação.
Trata-se de um regime, que alarga e adapta as regras da prescrição electrónica às da dispensa e facturação, cumprindo, desta forma, a prioridade de desmaterializar, privilegiando a utilização de meios electrónicos no Serviço Nacional de Saúde,refere o comunicado enviado ao Diário Digital.
O novo modelo apresenta várias vantagens para o utente:
- Prescrição, num único receituário, de diferentes tipologias de produtos, ou seja, a mesma receita pode incluir medicamentos comparticipados e outros não comparticipados.
- No ato da dispensa nas Farmácias, o utente pode optar por aviar todos ou só alguns medicamentos prescritos, sendo possível levantar os restantes noutra Farmácia (nomeadamente quando uma Farmácia não tiver todos os medicamentos) e/ou em datas posteriores; contrariamente ao sistema anterior que obrigava ao levantamento integral da receita de uma só vez.
- A receita sem papel inclui um “código de acesso e dispensa” fornecido ao utente para validação da dispensa dos fármacos. Assim, nos casos em que o utente extravie a receita, basta dirigir-se à Farmácia com o Cartão do Cidadão e a medicação prescrita ser-lhe-á dispensada. O referido código bem como outras informações sobre a prescrição poderão ser enviadas para o número de telemóvel ou email do utente.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet