Por: Diario Digital Castelo Branco
Cerca de uma centena de participantes assistiram à conferência “Da mobilidade à acessibilidade: os transportes nas cidades portuguesas em 2030”.
Cerca de uma centena de participantes assistiram à conferência “Da mobilidade à acessibilidade: os transportes nas cidades portuguesas em 2030”.
O evento contou com a presença de alguns dos maiores especialistas nacionais do sector, permitindo um fórum de debate sobre as estratégias da mobilidade.
O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, apresentou as linhas mestras do Plano de Mobilidade Urbana da Covilhã anunciou que a autarquia pretende criar uma Rede de bicicletas eléctricas que deverá contribuir para melhorar a mobilidade na cidade. O autarca afirmou que «este é um projecto importante porque será uma forma de combater a nossa difícil orografia, melhorar a mobilidade na cidade, reduzindo a dependência automóvel».
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o Presidente da Câmara enumerou muitos projectos que foram já concretizados (funiculares, elevadores urbanos e pontes) mas salientou que mais do que uma estratégia local é necessário apostar numa visão regional. Neste contexto, Vítor Pereira defendeu a imediata concretização do IC6 (Covilhã/Coimbra) e o arranque em definitivo da ligação ferroviária à linha da Beira Alta.
Para Vítor Pereira «sem estas infra-estruturas não poderemos discutir seriamente um plano de futuro para as acessibilidades regionais», frisou o autarca.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet