Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de fevereiro de 2016

Covilhã: Vítor Pereira aposta na criação de uma rede de bicicletas elétricas

Por: Diario Digital Castelo Branco

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã anunciou esta 5ª-feira que a autarquia pretende criar uma rede de bicicletas elétricas que deverá contribuir para melhorar a mobilidade e acessibilidades da cidade, ajudando a vencer "a difícil orografia" serrana.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã anunciou esta 5ª-feira que a autarquia pretende criar uma rede de bicicletas elétricas que deverá contribuir para melhorar a mobilidade e acessibilidades da cidade, ajudando a vencer "a difícil orografia" serrana.

"Esse é um dos projetos importantes, porque será uma forma de combater a nossa difícil orografia, de melhorar a mobilidade na cidade e de reduzir a dependência automóvel", disse Vítor Pereira, no âmbito da conferência "Da Mobilidade à Acessibilidade", que está hoje a ser realizada naquela cidade.

Enumerando o número de infraestruturas (elevadores urbanos, pontes pedonais e funiculares) que existem na cidade para facilitar a mobilidade, o autarca lembrou o "salto qualitativo" que já foi alcançado, mas também defendeu que esse trabalho tem de continuar a ser feito, tendo sempre em conta soluções ambientalmente sustentáveis.

É nesse contexto que surge a aposta na rede de bicicletas elétricas, que integra o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do concelho que, por seu turno, faz parte do Plano de Desenvolvimento Urbano, cuja dotação financeira começará a ser negociada "a partir da próxima semana" na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro.

"Vamos trabalhar ao ritmo da abertura dos avisos e disponibilidades financeiras. Portanto, é sempre difícil avançar datas, mas esta será uma realidade a verificar-se mais cedo do que tarde", acrescentou, sem especificar prazos de execução.

Segundo referiu, este projeto deverá ser concretizado em três fases distintas: as duas primeiras para ligar diferentes zonas da cidade e a última para promover a ligação ao eixo TCT (Tortosendo, Canhoso, Teixoso) e às localidades de Cantar Galo, Vila do Carvalho.

Além da rede de bicicletas, o PMUS prevê ainda a realização de um conjunto alargado de obras, melhorias e requalificação de estradas e vias nas quais se prevê a construção de ciclovias, bem como de vias pedonais ou acessos para cidadãos com mobilidade reduzida.

A requalificação do circuito de ligação entre a estação de caminhos de ferros e a central de camionagem, com integração da rede de bicicletas elétricas; a aposta num sistema inteligente de gestão integrada de transportes coletivos ou a criação de uma ciclovia e pedonalização intermunicipal da ligação entre Covilhã e Fundão são algumas das obras previstas, que incluem ainda melhorias nas estradas municipais.

Durante a intervenção pública, Vítor Pereira voltou ainda a reivindicar a concretização do IC6, que permitirá a ligação entre a Covilhã e Coimbra, da requalificação total da Linha da Beira Baixa, bem como da revisão do sistema portagens na Autoestrada da Beira Interior.

Segundo defendeu, tal deverá passar, se não pela abolição, pelo menos pela redução do preço praticado, o qual deverá beneficiar, em primeira linha, as empresas e cidadãos sediados na região.

"São questões que reduzem a mobilidade dos nossos cidadãos e das nossas empresas e que naturalmente têm de ser resolvidas", sustentou.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!