Por: Diario Digital Castelo Branco
A Misericórdia de Castelo Branco vai avançar, a breve prazo, com a criação de um centro de dia para utentes com demências, anunciou o provedor da instituição.
A Misericórdia de Castelo Branco vai avançar, a breve prazo, com a criação de um centro de dia para utentes com demências, anunciou o provedor da instituição.
"Iremos, a curto prazo, readaptar e apropriar um espaço existente nas imediações do Centro Comunitário Carlos Abrunhosa para centro de dia destinado a utentes com demências", afirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, José Alves.
Segundo este responsável, o objetivo da instituição passa pela construção, de raiz, de um lar para este tipo de utentes.
"Uma das nossas ambições é a construção de instalações direcionadas exclusivamente a pessoas com demências. Todavia, para que este projeto seja concretizado, é necessário o correspondente apoio financeiro e esse, evidentemente, terá que ter a sua origem, no Estado, na autarquia e no mecenato", sustentou o provedor.
José Alves adiantou ainda que este "é um projeto que ninguém questionará a sua premência e urgência na região".
Contudo, até que estejam reunidas as condições para a concretização do "tão ambicionado lar", a instituição vai avançar com um centro de dia destinado a utentes com demências.
O provedor realça que as demências constituem "um flagelo que está a aumentar na sociedade e um drama para os seus familiares, que ou não têm condições ou não sabem lidar com esta situação".
"A nossa misericórdia tem o espaço e tem recursos humanos, com qualificação nesta área e porque não referi-lo, órgãos sociais dinâmicos, inovadores e empreendedores, assim haja vontade e querer de todas as partes que referi", concluiu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet