Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de fevereiro de 2016

Castelo Branco: “Há Festa no Campo" procura apoios para receber exposições e artistas

Por: Diario Digital Castelo Branco

O projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas, "Há Festa no Campo", lançou uma chamada aberta para receber exposições e artistas nas Aldeias Artísticas.

O projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas, "Há Festa no Campo", lançou uma chamada aberta para receber exposições e artistas nas Aldeias Artísticas.

A ideia partiu do pressuposto de que as aldeias podem ser locais e acolhimento, criação e mostra de obras de artistas das mais diversas disciplinas,anuncia o comunicado enviado ao Diário Digital. 

De acordo com a nota de lançamento do open call da organização:

"As aldeias do Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo disponibilizam espaços não convencionais para acolhimento de exposições das mais diversas disciplinas artísticas (fotografia, pintura, escultura, instalação...). Escolas primárias, juntas de freguesia, casas do povo e associações locais... Existem vários espaços disponíveis para acolher trabalhos artísticos. Vamos usá-los! Procuramos artistas que acreditem num projeto de valorização das aldeias e que desejem mostrar as suas obras nestes lugares."

Decorridas cerca de 2 semanas desde o lançamento da convocatória, o projeto recebeu mais de 100 propostas vindas de vários artistas e estruturas nacionais, mas também internacionais de países como Argentina, Brasil, Itália, Espanha, entre outros.

"O impacto que a convocatória teve foi incrível. Recebemos propostas de artistas de várias disciplinas como a fotografia, instalação, artes plásticas e artes performativas, provenientes de vários locais. É como se as aldeias se tornassem quase num núcleo onde o mundo pode afluir e concentrar-se. Uma ideia de aldeia global e de diversidade."

Várias poderão ser as razões desta afluência dos artistas às aldeias artísticas, das quais se pode destacar o sucesso que a 1ª edição do Festival Aldeias Artísticas teve junto das várias comunidades ao nível nacional e internacional.

"A edição do festival em 2015 foi um grande desafio para a equipa de organização e para as pessoas das aldeias do Barbaído, Chão da Vã, Freixial e Juncal do Campo. Esse desafio foi amplamente superado e compensado com a afluência de todos os artistas e projetos que marcaram presença no acontecimento. Todos os que visitaram as aldeias durante esses dias receberam a iniciativa de forma calorosa. Sentiu-se um espírito de grande entusiasmo e liberdade na aldeia. Este foi também um momento de debate e reflexão em torno do desenvolvimento das aldeias, onde foram envolvidas várias universidade e organizações de norte a sul do país. A força da festa enquanto momento de celebração comunitária ficou bem patente no fim de semana do festival."

Desde o seu início o projeto "Há Festa no Campo" tem sido fortemente impulsionado e apoiada pelo programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) da Fundação Calouste Gulbenkian a 1ª edição das Aldeias Artísticas contaram com o apoio da Fundação EDP e do Bricomarché de Castelo Branco.  Da 1ª edição do festival resultou a criação de um circuito de arte pública nas aldeias, com murais de artistas como Alexandre Farto aka Vhils, Smile, 2 Carry On, Projeto Matilha, Lata 65 e exposições do Movimento de Expressão Fotográfica e de artistas locais. Todo esse movimento teve também um enorme impacto mediático, sendo noticiado não só nos principais jornais e televisões do país,  mas também em revistas e plataformas internacionais.

"As aldeias abriram-se ao mundo e inscreveram o seu nome na história que se vai escrevendo. Continuam a chegar pessoas de todo o lado durante todo o ano com uma curiosidade enorme e desejo de conhecer o projeto e o que nele tem sido realizado. As próprias pessoas das aldeias sentiram-se extremamente valorizadas e têm manifestado também vontade de que as Aldeias Artísticas continuem a marcar presença. Por estas e outras razões o projeto tem de continuar o seu caminho."

É nesse sentido que a organização do projeto começa agora a programar as próximas datas das Aldeias Artísticas para 2016, do qual farão parte algumas das propostas recebidas durante a convocatória. Neste ano o conceito de organização das Aldeias Artísticas passará por olhar para as aldeias enquanto lugar de encontro, criação e celebração da arte e da(s) comunidade(s).

"A vontade é a de receber vários artistas nas aldeias para que, uns com os outros e em conjunto com a população e visitantes, possam criar ligações, estabelecer diálogos e criar algo único nestes territórios. Acreditamos que as Aldeias Artísticas são esse lugar particular e sensível, de onde podem emergir encontros improváveis, como numa relação de amor."

"Para que tal possa acontecer é fundamental a existência de apoios que consigam garantir as condições básicas para um acontecimento desta natureza. Nesta altura as Aldeias Artísticas não têm qualquer apoio específico para a sua realização. Acreditamos que as entidades públicas e privadas ao nível local e nacional se podem envolver nesta iniciativa de valorização de locais que nos últimos anos têm caído no isolamento e abandono. Isso não pode acontecer e existem formas de contrariar esta tendência; uma delas é este projeto, que tem mostrado resultados e evidenciado formas de desenvolvimento futuro. Esperamos que os apoios possam surgir dentro de um curto prazo para que possamos dizer a todos, aos de que são de cá e aos que querem visitar este território, que este projeto vai acontecer dentro de condições dignas, tal como merece."

Depois de lançar o convite aos artistas e população local e de reunir o seu interesse, a organização lança agora o convite às várias entidades públicas e privadas que se envolvam nesta iniciativa de valorização das aldeias. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!