Por: Diario Digital Castelo Branco
A delegação de Castelo Branco da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, organizou neste mês de janeiro dois eventos. Cerca de 170 estudantes estiveram, no Portugal Entre Gerações, no Edifício Moagem, em Fundão e durante a tarde cerca de 40 Empresários, na Casa das Artes, em Vila Velha de Ródão.
A delegação de Castelo Branco da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, organizou neste mês de janeiro dois eventos. Cerca de 170 estudantes estiveram, no Portugal Entre Gerações, no Edifício Moagem, em Fundão e durante a tarde cerca de 40 Empresários, na Casa das Artes, em Vila Velha de Ródão.
O objetivo destas reuniões é aproximar, explorar, analisar as forças e fraquezas da relação/comunicação entre as Estudantes, Escolas e Empresários do setor da hotelaria e restauração, anuncia o comunicado enviado à redação do Diário Digital.
Numa abordagem geral aos 2 eventos que contou com a especial presença dos respetivos presidentes de câmara nos painéis e convidados da AHRESP de Castelo Branco fez-se uma análise sobre o atual estado do setor.
O Presidente da CM Fundão, Paulo Fernandes, apresentou algumas das estratégias do turismo regional, sublinhando que a cereja é um produto que é explorado e trabalhado todo o ano.
Jorge Loureiro, Vice-Presidente da Direção Nacional da AHRESP, defendeu que há uma enorme distância entre estes atores, apelando às Escolas que têm de adaptar a formação às necessidades do mercado local, os Estudantes devem focar-se e envolverem-se mais no espirito académico e os Empresários devem de se unir a fim de aumentarem dimensão crítica, dado que 96% das empresas da Beira são microempresas.
Por sua vez, o Diretor da Escola Profissional do Fundão, Luís Oliveira, defendeu que não faz sentido as Escolas isolarem-se e está disponível para estudar estratégias, projetos, cursos certificados e valências que possam gerar valor à formação para contribuir para uma melhor solução às necessidades qualitativas e quantitativas dos empresários.
O convidado de destaque para estes eventos Atílio Fortes (Ex-Presidente da Confederação do Turismo Português) produziu, em ambas as sessões, momentos inspiradores para os Estudantes e Empresários. Fez uma breve contextualização sobre o turismo mundial, onde partilhou que nos próximos 30 anos o turismo irá crescer 3% ao ano e atualmente 1 em cada 11 pessoas já trabalha no turismo. Alertou que a atividade no turismo é complexa, vai gerar emprego, onde a competição é constante e a fase da experiência já passou. Hoje, os turistas querem emoções e quem tiver a ousadia de arriscar deve ser reconhecido. Na continuação da 6ª Edição das Tertúlias AHRESP, fortemente participada, o Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão Luís Perreira, informou aos empresários que os próximos anos vão ser de excelente atividade turística, sendo que é preciso conciliar a industria e o Turismo.
Está a haver uma grande aposta por parte dos empresários no setor hoteleiro e é esta a excelência que pretendemos por um lado manter e por outro ajudar a criar. Para a reforçada equipa da Delegação da AHRESP de Castelo Branco, plenamente satisfeita com o sucesso de ambas as ações, ficou claro, que se confirma, um grande fosso entre as dinâmicas empresariais e pedagógicas, pelo que, irá ser desenvolvido um conjunto de reuniões a fim de corrigir e sobretudo melhorar as relações entre ambos os atores na Beira Baixa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet