Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de janeiro de 2016

Castelo Branco: PSD acusa PS de “desculpas de mau pagador” sobre portagens

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A distrital do PSD de Castelo Branco acusa o PS local de usar "desculpas de mau pagador", por responsabilizar os sociais-democratas pelo aumento das portagens na autoestrada da Beira Interior (A23).

A distrital do PSD de Castelo Branco acusa o PS local de usar "desculpas de mau pagador", por responsabilizar os sociais-democratas pelo aumento das portagens na autoestrada da Beira Interior (A23).

"Só pode ter sido assim o despeito pelas sucessivas derrotas a motivar o despautério do PS distrital ter vindo agora acusar o PSD e o CDS/PP de serem os responsáveis pelo aumento do valor das portagens da A23, decidido já em 2016 pelo atual governo", refere em comunicado a Comissão Política Distrital de Castelo Branco do PSD.

A autoestrada A23 atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, e permite a ligação entre Torres Novas e a Guarda.

A federação distrital do PS de Castelo Branco acusou na quinta-feira o PSD e o CDS/PP de "falta de vergonha", por exigirem a redução das portagens na A23, e disse que esses dois partidos não resolveram o problema que criaram.

Os sociais-democratas reagiram hoje às acusações de que foram alvo e dizem que têm a "consciência perfeitamente tranquila" no que diz respeito às portagens.

"Após a introdução das portagens [na A23] ter sido decidida em Conselho de Ministros pelo governo PS liderado por José Sócrates, o anterior Governo PSD/CDS-PP conseguiu negociar poupanças de mais de três mil milhões de euros nos contratos das PPP, criando assim condições objetivas para a redução significativa do valor das portagens", sustentam.

No comunicado, sublinham que o PS "prometeu sempre, não apenas a redução, mas a eliminação total das portagens, que incluiu no seu manifesto eleitoral”.

“Todos no distrito tivemos oportunidade de o ler. Desculpar-se com o anterior Governo [PSD/CDS] para não cumprir o que andou a prometer nos últimos quatro anos é uma imagem, triste, daquilo em que se tornou o atual PS, porventura a consequência mais evidente da coabitação forçada com a esquerda radical", lê-se no documento.

O PSD adianta ainda que se o PS e o atual Governo "pretendessem mesmo baixar ou reduzir o valor das portagens nunca poderiam ter começado por aumentar" o seu valor.

E, concluem que "fica claro que, se o atual governo subjugado pelo PCP e pelo BE vier algum dia a reduzir o valor das portagens, tal só sucederá se a isso vier a ser obrigado pela sociedade civil, pela indignação e pela revolta dos cidadãos".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!