Por: Diario Digital Castelo Branco
Há mais de 20 anos que a população de Cernache do Bonjardim, na Sertã, reclama uma ligação digna ao concelho vizinho de Ferreira do Zêzere.
Há mais de 20 anos que a população de Cernache do Bonjardim, na Sertã, reclama uma ligação digna ao concelho vizinho de Ferreira do Zêzere. A via mais direta, a Estrada Regional 238, é utilizada por centenas de automobilistas todos os dias, mas o troço de cerca de 20 quilómetros entre as duas localidades apresenta vários riscos para a segurança de condutores e veículos, anuncia o CM online.
"Para além das incontáveis curvas perigosas, ainda temos que contar com o perigo sempre constante de derrocadas e deslizamentos de terra, quer das encostas por cima da via, quer dos muros que sustentam a própria estrada", diz Diamantino Pina, presidente da União de Freguesias de Cernache, Nesperal e Palhais.
"Há 20 anos que reclamamos obras profundas naquele troço, mas os governos sucedem-se e a situação mantém-se com graves prejuízos económicos para os cidadãos e empresas da freguesia", remata o presidente da junta. "As pessoas têm medo de circular porque há sempre derrocadas, sobretudo quando chove. A maior parte são pequenos deslizamentos que bloqueiam apenas a berma ou uma das vias.
Mas já tivemos casos de desabamento de encostas inteiras que tornaram a estrada intransitável por vários meses, e obrigam os condutores a fazer desvios de dezenas de quilómetros, como no ano passado", afirma Carlos Ribeiro, utilizador regular daquela estrada da Beira Baixa, que nos últimos anos tem liderado o coro de vozes que exige uma solução.
"A Ascendi, empresa responsável pela manutenção da via, vai removendo com regularidade as pedras e terra que deslizam da serra, mas isso é apenas cosmética, porque há muitos pontos de perigo iminente identificados que têm que ser alvo de intervenção antes que aconteça uma tragédia", conclui o automobilista.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet