Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Beira Serra - Associação de Desenvolvimento vai promover ao longo dos próximos três anos um projeto de inclusão social e escolar que abrangerá 250 destinatários dos bairros de habitação municipal das freguesias da Boidobra e Teixoso, no concelho da Covilhã.
A Beira Serra - Associação de Desenvolvimento vai promover ao longo dos próximos três anos um projeto de inclusão social e escolar que abrangerá 250 destinatários dos bairros de habitação municipal das freguesias da Boidobra e Teixoso, no concelho da Covilhã.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Beira Serra adianta que o projeto "Talentos E6G" terá apoio no âmbito da sexta geração do programa nacional Escolhas, tendo obtido um financiamento de 207 mil euros.
A verba permitirá dar continuidade a um projeto que já está no terreno há nove anos e visa o envolvimento de crianças, jovens e respetivas famílias "em atividades que capacitem e comprometam estes destinatários na construção de um plano de vida promotor de uma efetiva mudança da sua vida e da comunidade".
O projeto terá como foco a intervenção nos bairros da Alâmpada (Boidobra) e das Nogueiras (Teixoso) e "foi delineado no sentido de trabalhar a mudança social deste território através de ações que, numa ótica participativa, permitam que cada um possa romper com o ciclo de exclusão e encetar o seu próprio processo de mudança".
"A promoção da participação cívica e cidadã dos jovens destinatários, mediante ferramentas de educação não formal, é outro dos pilares deste novo projeto, de forma que os jovens destinatários possam assumir responsabilidades, dividir tarefas, enfrentar desafios e trabalhar em equipa para atingir um mesmo objetivo" é referido na nota.
Contactado pela agência Lusa, o coordenador da Beira Serra, Marco Gabriel, destacou o facto de este projeto ter como base um alargado consórcio de parcerias e explicou que o "Talento E6G" também fará uma forte aposta no empreendedorismo e na capacitação dos jovens em diferentes áreas.
Segundo adiantou, entre as ações previstas está a possibilidade de criação de uma associação juvenil, que possa "mobilizar os destinatários para a intervenção cívica e que venha a desenvolver uma atividade que perdure no tempo".
O "Talento E6G" é um dos 88 projetos aprovados a nível nacional no âmbito da sexta geração do programa Escolhas, que se destina à inserção de jovens e crianças em risco. Dos 88 que garantiram financiamento até 2018, 12 são da região Centro.
O Escolhas é financiado pela Direção-Geral da Educação e pelo Instituto da Segurança Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e pelos Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet