Por: Patrícia Calado
Maria de Lurdes Pombo continua na presidência da APPACDM de Castelo Branco pelo menos mais quatro anos. A tomada de posse decorreu na passada quarta-feira, dia 20, onde salientou todas as conquistas feitas pela instituição desde 1973.
Maria de Lurdes Pombo continua na presidência da APPACDM de Castelo Branco pelo menos mais quatro anos. A tomada de posse decorreu na passada quarta-feira, dia 20, onde salientou todas as conquistas feitas pela instituição desde 1973.
Desde então, a APPACDM de Castelo Branco tem tentado responder da melhor maneira à forte procura que existe no distrito.
“Temos 109 crianças em seis agrupamentos. Continuamos com a nossa escola, mas é uma escola com 32 crianças, tutelada pelo Ministério da Educação. Temos quatro cursos de formação profissional para jovens da comunidade. A instituição apresenta várias valências, pois a procura é muita”, referiu Maria de Lurdes Pombo.
A APPACDM tem ainda, entre outros, três centros ocupacionais, quatro lares residenciais, um lar de apoio. No discurso de tomada de posse, Maria de Lurdes Pombo reforçou ainda a ideia de a APPACDM ser uma instituição empregadora que tem apostado nos recursos humanos. Com todas estas ofertas, a instituição já foi procurada por duas universidades para apresentação de projetos e a tendência é para continuar.
“Fomos procurados pela Universidade de Salamanca e da Universidade do Minho. Investigadores que estavam presentes na apresentação de projetos felicitaram o nosso trabalho e disseram que queriam continuar a contar connosco. Palavra puxa palavra e já tivemos contactos de outras universidades”, informou.
De acordo com Maria de Lurdes Pombo, a APPACDM “tem como obrigação de ter olhos abertos e ver o que se passa à volta”, posto isto, a crise social não passa despercebida.
“Há três áreas que começámos a intervir: Apoio às famílias, ao domicílio e a cantina social. Ainda há muito para fazer, não podemos parar, porque as cidades precisam muito de nós”, disse.
Apesar de ainda haver “muito para fazer”, Maria de Lurdes Pombo tem o apoio da sua equipa, com algumas caras novas”
“Orgulho de olhar para estes corpos sociais, estou perante uma boa equipa. Há algumas pessoas novas, mas tenho a certeza que se vão dedicar para que a instituição continue a crescer e a inovar”.
Uma das pessoas que pertence à equipa dos órgãos sociais da APPACDM é o Comendador Joaquim Morão, sendo presidente da Assembleia-Geral da instituição. Segundo Morão, a APPACDM “é uma instituição ao serviço de Castelo Branco”.
“Feliz é o país que tem instituições como esta”, referiu durante o seu discurso.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet