Por: Patrícia Calado
Dezoito anos depois, Joaquim Neto deixa a presidência da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo. José António Saraiva é assim o novo sucessor, tendo já tomado posse na quarta-feira, dia 20.
Dezoito anos depois, Joaquim Neto deixa a presidência da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo. José António Saraiva é assim o novo sucessor, tendo já tomado posse na quarta-feira, dia 20.
O empossado diz ter consciência das dificuldades, no entanto, também afirmou que pretende contar com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castelo Branco. José António Saraiva aproveitou o momento para fazer um pedido a Luís Correia, presidente das Câmara Municipal de Castelo Branco.
“O estádio está degradado, precisa de requalificação, requer muito dinheiro. Para além disso, o caminho para associação precisa de iluminação”, comentou.
Os pedidos não ficaram por aqui… José António Saraiva solicitou ainda a autarquia para que, no próximo protocolo, as verbas sejam revistas.
Aos pedidos de apoio solicitados pelo empossado, Luís Correia respondeu que “apesar de não ter uma varinha mágica”, o executivo tem “vontade de trabalhar e de colaborar”.
“Temos consciência dos problemas, mas nunca deixámos de intervir nos espaços desportivos, como a Zona de Lazer, o Estádio Municipal Vale do Romeiro, o pavilhão do Bairro Boa Esperança e, com certeza, chegaremos aqui”, garantiu o edil.
A falta de iluminação é outra falha que o autarca admite existir, porém recordou que o Bairro do Valongo está a sofrer uma forte requalificação que terá de ser feita em, pelo menos, duas fases. Luís Correia, que frisou a sensibilidade do presidente da associação para os problemas do bairro, não poupou elogios ao recém-empossado caracterizando-o por uma pessoa “coerente e muito terra a terra para resolver as coisas”. Na opinião do autarca, esta nova direção “tem tudo para correr bem”, apesar de não ser uma tarefa fácil.
“Esta direção assume uma responsabilidade que não é pequena. É uma associação com história e um trabalho louvado. Hoje assumem o futuro”, referiu Luís Correia.
Agora, o truque passa por “dar continuidade a um trabalho que já está feito” muito graças a Joaquim Neto.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet