Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de janeiro de 2016

Idanha-a-Nova: “Reino” do teatro em estreia esta sexta-feira na Sé Catedral de Idanha-a-Velha

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Uma peça de teatro que visa discutir se a arte efémera da representação pode tornar-se num monumento, a exemplo de obras existentes na arte contemporânea, estreia esta sexta-feira na Sé Catedral de Idanha-a-Velha.

Uma peça de teatro que visa discutir se a arte efémera da representação pode tornar-se num monumento, a exemplo de obras existentes na arte contemporânea, estreia esta sexta-feira na Sé Catedral de Idanha-a-Velha.

Intitulada "Reino: Árvore - Homem - Árvore", a primeira produção da nova produtora Mazeweg é uma criação de Bruno Esteves e Ricardo Marques, fundadores da extinta companhia Cães à Solta, de Alcains.

Bruno Esteves define a peça como "uma instalação-espetáculo que aborda o reino do teatro, o texto, a imagem, o som, a luz e o público" num lugar - a denominada Sé-Catedral de Idanha-a-Velha, monumento que data do século VI e que foi convertida em mesquita árabe nas invasões muçulmanas, antes de voltar à igreja católica depois da reconquista cristã - onde os autores querem "abrir um diálogo com a história, mas principalmente com o tempo".

"Trata de abordar a arte efémera quando se tem como base uma construção [a Sé Catedral] que sobreviveu a todas as invasões. É uma forma de explorar a ideia do que é permanente", disse à agência Lusa Bruno Esteves.

"O gesto, o corpo e as linguagens dissolvem-se no tempo, mas o que produzem, resiste, transforma-se e adquire diferentes símbolos. Neste espetáculo, existe um conflito gerado por uma imagem que convoca aqueles que a construíram a discutir sobre ela. Se na arte contemporânea existem obras que são catedrais, pode, ou quer, um espetáculo de teatro fazer-se monumento?", argumenta.

"Uma data ou um acontecimento não podem ser resumidos a uma construção de pedra. Ou podem?", adianta.

Numa peça em que os autores se atrevem a classificar todas as ideias como "dementes", haverá ainda lugar à conversa sobre o assunto que, afinal, os leva ali: "E quando se conversa sobre o assunto, já se sabe, não resta pedra sobre pedra", avisa Bruno Esteves.

O espetáculo "Reino: Árvore - Homem - Árvore" tem estreia marcada para as 21:30 de sexta-feira, na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, repetindo no sábado, à mesma hora, no mesmo local. A 13 de fevereiro, a peça será apresentada em Santarém, no Teatro Sá da Bandeira.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!