Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 11 de janeiro de 2016

Idanha-a-Nova: Chef Mário Ramos ao vivo na Fitur de Madrid

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As entidades Turismo Centro e Turismo Porto e Norte vão partilhar na Fitur de Madrid um stand de promoção que terá como principal atração a presença de “chefs” de cozinha portugueses distinguidos com estrelas Michelin.

As entidades Turismo Centro e Turismo Porto e Norte vão partilhar na Fitur de Madrid um stand de promoção que terá como principal atração a presença de “chefs” de cozinha portugueses distinguidos com estrelas Michelin.

“Se a procura turística cada vez mais se faz pela gastronomia e pelos vinhos e se Espanha contribui de forma crescente para os números do turismo nacional, estão concertados os argumentos para que a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Turismo do Centro (TCP) se unam e promovam os seus destinos numa das maiores feiras internacionais de turismo”, pode ler-se num comunicado divulgado hoje pelas duas entidades regionais.

Esta parceria inédita permite às duas entidades uma divisão de custos, proporcionando um palco comum para a apresentação dos vinhos e gastronomia das respetivas regiões numa das maiores feiras de turismo do mundo.

A principal atração do stand comum de 135 metros quadrados será a presença dos “chefs” André Silva, Pedro Lemos e Mário Ramos, que demonstrarão ao vivo as virtudes que os levaram a ser distinguidos com a ambicionada estrela Michelin, que distingue os melhores restaurantes do mundo.

O Chef André Silva, da Casa da Calçada (Amarante) com estrela Michelin, e o Chef Mário Ramos, do restaurante Helana (Idanha-a-Nova), apresentam as suas propostas de 20 a 22 de janeiro; o Chef Pedro Lemos, do restaurante Pedro Lemos (Porto), também com estrela Michelin, apresenta de 23 a 24 de janeiro.

Os vinhos das duas regiões vão ser apresentados pelo “wine communicator” Paulo Russell-Pinto.

“Portugal é o segundo destino turístico mundial para Espanha, com uma quota de 12 por cento no fluxo total de ‘outbound’. Este dado demonstra a importância que o mercado espanhol tem para Portugal. É o primeiro mercado turístico externo para a região Centro”, justifica Pedro Machado, da Turismo Centro Portugal.

Pedro Machado recorda que só em 2015 a procura dos turistas espanhóis cresceu cerca de 12 por cento, gerando mais de 500 mil dormidas na hotelaria regional.

Pelo seu lado, Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte Portugal (TPNP), diz que “é fundamental apostar no reforço da notoriedade da cozinha portuguesa no país vizinho”, acrescentando que “o mercado espanhol tem reagido de forma muito positiva” às propostas da TPNP.

“Termos presentes duas estrelas Michelin revela a importância que esta participação representa para nós”, afirma Melchior Pereira, acrescentando que “é fundamental apostar no reforço da notoriedade da cozinha portuguesa no país vizinho”.

A Fitur é um dos certames mais importantes do setor turístico a nível mundial que reúne os principais operadores turísticos de Espanha e de outros mercados europeus, contando igualmente com inúmeras participações internacionais provenientes de países menos tradicionais como a China, Japão, Rússia, Turquia e Emirados Árabes. Em 2015, a Fitur atraiu cerca de 125 mil profissionais de 139 países num total de 222.551 visitantes.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!