Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 6 de janeiro de 2016

Proença-a-Nova: Unidade Móvel de Saúde realizou 3500 atendimentos em 2015

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Unidade Móvel de Saúde (UMS), que promove a realização de rastreios e ações de informação nas localidades e centros de dia do concelho, realizou 3500 atendimentos durante todo o ano de 2015, tendo percorrido um total de 10.650 quilómetros em 387 saídas registadas.

A Unidade Móvel de Saúde (UMS), que promove a realização de rastreios e ações de informação nas localidades e centros de dia do concelho, realizou 3500 atendimentos durante todo o ano de 2015, tendo percorrido um total de 10.650 quilómetros em 387 saídas registadas. Não substituindo uma consulta com o médico de família, o técnico da Unidade Móvel de Saúde mede a tensão arterial e o índice de massa corporal e faz testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, entre outros: estes elementos dão uma indicação sobre o estado de saúde do utente e, nas situações de mais do que um atendimento realizado, fica-se a conhecer a evolução do historial dessa pessoa.

João Paulo Catarino, presidente do Município de Proença-a-Nova, reconhece a importância da Unidade Móvel de Saúde não só pelos serviços prestados mas também pela função social junto da população mais envelhecida: “apesar do esforço financeiro que representa para a autarquia este serviço público que estamos a prestar, é nossa intenção mantê-lo atendendo aos excelentes resultados que temos obtido e à satisfação que temos registado da parte dos utentes”, salienta em comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.

Adicionalmente, a UMS tem tido uma intervenção mais ativa em algumas situações: “durante o ano de 2015 acionámos os serviços de urgência do INEM por seis vezes devido aos valores de risco apresentados pelos utentes e, felizmente, todos se encontram numa situação vigiada e controlada. Aconselhámos ainda seis pessoas a deslocarem-se às urgências pois, apesar de não apresentarem um quadro tão grave, necessitavam de acompanhamento médico”, refere Carlos Dias, técnico da Unidade Móvel de Saúde.

O contacto com a população possibilita igualmente a recolha de dados estatísticos e a realização de questionários que permitem avaliar os problemas de saúde prevalentes e os estilos de vida dos utentes. Foram também elaborados folhetos informativos sobre problemas de saúde comuns, com conselhos úteis sobre atitudes preventivas a promover, que têm vindo a ser disponibilizados na perspetiva de contribuir para um maior esclarecimento da população.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!