Por: Diario Digital Castelo Branco
A primeira Reunião de Câmara Pública, deste ano, no modelo descentralizado, medida adotada pelo executivo da Câmara Municipal, realizou-se esta 2ª-feira, dia 4, na antiga Escola Primária de Fratel.
A primeira Reunião de Câmara Pública, deste ano, no modelo descentralizado, medida adotada pelo executivo da Câmara Municipal, realizou-se esta 2ª-feira, dia 4, na antiga Escola Primária de Fratel.
O edifício foi pequeno para as dezenas de munícipes que marcaram presença e quiseram participar nesta reunião de câmara pública aproveitando a oportunidade, no período reservado à intervenção do público, para questionar o executivo expondo as preocupações da sua freguesia, anuncia o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.
O presidente da autarquia de Vila Velha de Ródão, Luis Pereira, deu início à ordem de trabalhos da reunião começando por fazer uma breve introdução acerca do orçamento municipal para 2016 referindo que: “O concelho de Vila Velha de Ródão, tem vindo a sofrer com as medidas redutoras do governo central em termos orçamentais, sem, no entanto, perder a capacidade de investimento no concelho e sem comprometer as finanças municipais. Este sim é um aspeto relevante em que o concelho de Ródão vive em contra-ciclo, pois apesar de não haver apoios comunitários o executivo continua a captar e conseguir fazer investimentos que permitem a criação de emprego e a consequente melhoria da qualidade de vida das populações.” Salientou também a posição do Município de Ródão no que diz respeito à eficiência financeira, onde o concelho ocupa o 1º lugar no distrito, sendo que também é dos municípios que apresenta menos dívida a nível nacional.
Luís Pereira, reforçou ainda a capacidade de atratividade que o concelho de Ródão tem no investimento privado uma vez que “ Em dois anos foram criados mais 150 postos de trabalho representando 3x mais investimento privado no concelho até então. Isso só é possível porque a autarquia faz um enorme esforço para a concretização da viabilização desse investimento para o concelho criando as condições necessárias para a sua execução. Um exemplo deste trabalho é a aquisição de terrenos que a Câmara Municipal tem vindo a adquirir para que depois se possam implementar novas unidades fabris. Trata-se de um processo lento uma vez que envolve muitos intervenientes e vários pontos de interesse, no entanto a autarquia orgulha-se de fazer este trabalho, que resulta já na aquisição de 30 hectares de terreno, em que 13 destes estão já destinados para, este mês, se dar inicio à implementação da nova unidade industrial em Vila Velha de Ródão.”
Vários pontos estiveram em discussão na ordem de trabalhos destacando a aprovação da Requalificação das Piscinas Municipais de Vila Velha de Ródão, investimento orçamentado em 1 milhão e 250 mil euros. A autarquia vai proceder, este ano, à execução da obra da requalificação das Piscinas Municipais de Vila Velha de Ródão permitindo oferecer, no futuro, um serviço de maior qualidade aos seus utilizadores proporcionando tempo de lazer agradável e em consonância com a paisagem natural envolvente.
No período reservado para a intervenção do público, assistiu-se a uma grande participação dos munícipes que aproveitaram a oportunidade para questionar o executivo em assuntos relacionados com urbanismo, acessibilidade em arruamentos, limpeza de alguns espaços e outros assuntos da freguesia e concelho.
O presidente da autarquia respondeu de forma esclarecedora a todas as questões que foram formuladas pelos munícipes e agradeceu as preocupações de todos em prol do desenvolvimento do concelho.
As reuniões de Câmara descentralizadas são um mecanismo de participação que a autarquia de Vila Velha de Ródão tem adotado com vista a aproximar os munícipes da gestão pública sendo que em 2016, a próxima reunião camara publica descentralizada será em Perais a 6 de maio, e a última, neste âmbito, será em Sarnadas de Ródão a 9 de setembro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet