Penamacor: “Foi uma sessão de grande interesse manifestado pelas perguntas que me foram dirigidas” – Hortense Martins

A Deputada Hortense Martins apelou aos jovens para que se envolvem na luta pelo desenvolvimento da região, na sessão distrital do Parlamento dos Jovens do secundário,  que decorreu no passado dia 18 deste mês em Penamacor.

  • Região
  • Publicado: 2014-03-25 09:15
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A Deputada Hortense Martins apelou aos jovens para que se envolvem na luta pelo desenvolvimento da região, na sessão distrital do Parlamento dos Jovens do secundário,  que decorreu no passado dia 18 deste mês em Penamacor.

Nessa Sessão estiveram presentes 56 jovens eleitos (42 efetivos e 12 suplentes) em 14 Escolas do distrito, que durou durante todo o dia.

Depois da cerimónia de abertura  em que esteve a deputada da Assembleia da República Hortense Martins, o Presidente da Câmara de Penamacor Antonio Beites Soares, o representante do diretor regional do Centro do IPDJ José Magalhães, a representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Conceição Santos e a presidente do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches Maria Helena Pinto e a Jovem Presidente aluna Maria Duarte da Escola secundária Campos Melo,  que dirigiu os trabalhos.

Seguiu-se o momento de intervenção da deputada Hortense Martins, eleita pelo círculo de Castelo Branco, em que as alunas e os alunos puderam fazer perguntas sobre o tema “Crise Demográfica, Natalidade e Envelhecimento” que está em discussão ao nível do secundário e também sobre outros temas do seu interesse e de atualidade.

“Foi uma sessão de grande interesse, manifestado pelas perguntas que me foram dirigidas e que me permitiram desenvolver este tema, que é muito importante, tendo em conta o contexto económico do nosso país e da Europa e as questões cruciais para o desenvolvimento da nossa região.” declarou Hortense Martins.

“Assim, aproveito para apelar aos jovens, que não abandonem a nossa região, que estudem, tentem ser os melhores, desenvolvem as melhores aptidões mas que tenham em mente a vontade de trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso distrito, no combate as dificuldades do interior e também, desta forma, pelo nosso país.

Se não formos nós a lutar por isso, ninguém o fará por nós. Não deixem que vos convencem que o interior não merece investimento, nem vale a pena!” conclui a deputada.

A seguir ao debate, os alunos apresentaram as suas propostas, discutiram-nas e defenderam-nas, num interessante debate em que esgrimiram argumentos.

Depois, esses projetos foram votados e daí resultou o apuramento das alunas e alunos que irão participar na sessão nacional, em representação do distrito de Castelo Branco e que se vai realizar na Assembleia da República nos dias 26 e 27 de Maio.

Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco, com os deputados: Daniela Abrantes e Marta Sofia Marques.

Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco com os deputados: José Ferreira e Patricia Brasão.

Escola Secundaria do Fundão, com os deputados Afonso Canavilhas – Porta Voz- e Silvia Lino.

Como suplentes, estão a Escolas Secundaria Campos Melo e a Escola Básica e Secundaria de Alcains.

O Programa Parlamento dos Jovens tem registado sucesso ao longo dos anos, tendo envolvido cada vez mais alunos  e escolas, com o objetivo de promover a cidadania e a participação dos jovens, o que foi realçado por Hortense Martins.

PUB

PUB

PUB

PUB