Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser inaugurado no dia 13 de outubro com uma coleção de arte contemporânea de Joe Berardo, anunciou hoje o autarca Joaquim Morão.
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser inaugurado no dia 13 de outubro com uma coleção de arte contemporânea de Joe Berardo, anunciou hoje o autarca Joaquim Morão.O presidente da Câmara Municipal explicou que a exposição vai estar em Castelo Branco durante um ano.
O Centro de Cultura Contemporânea, da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo, representa um investimento de cerca de cinco milhões de euros.
Joaquim Morão esclareceu que a autarquia obteve 85 por cento do valor da obra em fundos comunitários e 10 por cento junto do Banco Europeu de Investimentos.
O Centro de Cultura Contemporânea está localizado no centro cívico, na praça da Devesa, e no entender de Joaquim Morão constitui "uma obra de referência de Castelo Branco".
Joaquim Morão, que por imposição da lei não se volta a recandidatar à liderança da autarquia, classificou o Centro como "uma obra arquitetónica de grande alcance”.
“Nós realizámos muitas obras e modernizámos Castelo Branco em todas as vertentes, mas esta, a par do Museu Cargaleiro, são estruturas culturais muito importantes".
Para Joaquim Morão, "Castelo Branco tem todas as condições para, através da cultura, ter uma estratégia de desenvolvimento".
O Centro está dividido em três pisos e apresenta diversas salas para exposições, uma sala para projeções, cafetaria, loja, uma pista de patinagem exterior e um auditório.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet