Diário Digital Castelo Branco - Candidaturas a estágios profissionais arrancam na segunda feira Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Candidaturas a estágios profissionais arrancam na segunda feira

O prazo para apresentação de candidaturas para os estágios profissionais na Função Pública arranca segunda feira, com o Governo confiante no sucesso da iniciativa, que garantirá 5.000 estágios a jovens licenciados de todo o país.

  • País
  • Publicado: 2010-03-23 15:34
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O prazo para apresentação de candidaturas para os estágios profissionais na Função Pública arranca segunda feira, com o Governo confiante no sucesso da iniciativa, que garantirá 5.000 estágios a jovens licenciados de todo o país.

Segundo o calendário previsto, a fase de apresentação de candidaturas decorrerá até dia 9 de abril, as listas de candidatos selecionados será disponibilizada a 26 de maio e o início do estágio ocorrerá a 1 de julho.

O maior número de vagas disponíveis para os jovens com idades até aos 35 anos pertence às áreas do Direito, Gestão e Administração e Economia.

Com menos vagas estão as áreas da Produção Agrícola Animal (1), Física (2) e Belas-Artes (3).

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, destacou a "diversidade" das ofertas disponíveis no programa de estágios.

"Estes lugares de estágio resultaram das propostas dos próprios serviços, tendo sido posteriormente definidas as áreas onde se entende que é útil e vantajosa esta experiência de formação", explicou.

Para Gonçalo Castilho dos Santos, este programa será assim uma forma importante e "inédita" de capacitar estes jovens com uma "experiência profissional" que lhes será útil na altura da entrada no mercado de trabalho.

Da parte dos serviços, avançou, há também uma "grande expetativa" em relação ao programa.

A apresentação e o processamento das candidaturas poderá ser feita no portal da Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), onde, a partir de quarta feira, estará disponível toda a informação referente à primeira edição do programa.

De acordo com os números avançados pelo Governo aquando do anúncio do programa de estágios, a iniciativa terá um custo estimado anual de 55 milhões de euros.

Estão abrangidos por este programa, com a duração de 12 meses, os jovens licenciados com idade até 35 anos que procuram o primeiro emprego, se encontrem desempregados, ou que exerçam uma actividade profissional que não corresponda ao seu nível de qualificação e que esteja associada a "elevado nível de precariedade".

PUB

PUB

PUB

PUB