Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou hoje as decisões tomadas e anunciadas pelo Banco Central Europeu, nomeadamente o seu novo programa de compra de dívida soberana no mercado secundário.
A Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou hoje as decisões tomadas e anunciadas pelo Banco Central Europeu, nomeadamente o seu novo programa de compra de dívida soberana no mercado secundário.
Em comunicado enviado às redações, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, disse ainda que o “FMI está pronto a cooperar”, dentro do que lhe permite o seu quadro institucional, e considera que este novo mecanismo, o ‘Outright Monetary Transactions’ (OMT), conseguirá ajudar a reparar os mecanismos de transmissão monetária.
“A implementação decisiva do novo programa de intervenção irá ajudar a reparar a transmissão da política monetária, e apoiar os esforços dos países em assegurar o financiamento a custos razoáveis enquanto levam a cabo ajustamentos macroeconómicos sustentáveis. Vemos a medida do BCE como um passo importante em direção ao fortalecimento da estabilidade e do crescimento na zona euro”, diz Christine Lagarde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet