Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Grécia foi o tema central do encontro entre François Hollande e Angela Merkel. Os dois líderes reiteraram o desejo de que a Grécia permaneça na Zona Euro, não deixando, no entanto, de alertar que "todas as partes devem cumprir as suas obrigações".
"Para mim", afirmou a chanceler alemã, "é importante que todas as partes cumpram as suas obrigações". "Pela minha parte, irei encorajar a Grécia a seguir as reformas" necessárias para cumprir as metas definidas pela troika.
Durante a conferência de imprensa, os dois líderes não falaram sobre a possibilidade de prolongar o programa de ajuda à Grécia, afirmando apenas que irão aguardar pelos resultados da próxima avaliação da troika, que tem início no mês de Setembro.
Hollande manifestou o desejo de que a Grécia permanece na Zona Euro, sem, no entanto, deixar de sublinhar que "cabe aos gregos fazer os esforços responsáveis" para se manter no euro.
O encontro de hoje serve também para os dois líderes europeus prepararem os encontros bilaterais com o primeiro-ministro grego Antonis Samaras. A forma "como vamos receber o nosso colega" grego foi ontem discutida durante um jantar entre Merkel e Hollande.
Samaras estará em Berlim hoje para se reunir com Merkel e no dia seguinte em Paris, para uma reunião com o presidente francês.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet