Por: Diario Digital Castelo Branco
Pelo terceiro ano consecutivo Universitários da Califórnia estudaram, cinco dias no Geopark Naturtejo.
Pelo terceiro ano consecutivo Universitários da Califórnia estudaram, cinco dias no Geopark Naturtejo.
Treze alunos estão a frequentar o Curso de Verão “Língua, Literatura e Cultura Portuguesa” organizado em parceria entre a Universidade da Califórnia Berkeley e a Universidade do Estado da Califórnia em San José e administrado por esta última, incluindo porém alunos de outras Universidades Americanas, nomeadamente, este ano, a Universidade do Estado da Califórnia em Stanieslaus.
O referido curso teve início a 20 de Junho, na cidade de Ponta Delgada, nos Açores e terminará dia 13 de Agosto em Lisboa. Os alunos frequentam diversas licenciaturas e mestrados, na Califórnia. A organizadora deste Curso é a Professora Doutora Deolinda Adão, Directora do Programa de Português da Universidade do Estado da Califórnia em San José e Directora Executiva do Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Berkeley (Califórnia).
As Instituições de Ensino Superior Portuguesas parceiras nesta iniciativa são as Universidades dos Açores, Lusófona do Porto e Lusófona de Lisboa, bem como o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
O Serviço Educativo do Geopark Naturtejo preparou, com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, um programa educativo de 4 a 8 de Julho de 2012, destinado a estes jovens, no território Naturtejo.
Durante quatro dias, os alunos participaram em aulas de língua e literatura Portuguesa, ministradas pela Prof.ª Deolinda, na Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova e em aulas de campo leccionadas por Manuela Catana, nos geomonumentos do Geoparque.
Os alunos contactaram directamente com o Património Natural e Cultural do Geopark Naturtejo e viveram experiências enriquecedoras. Através da Rota dos Fósseis conheceram o Parque Icnológico de Penha Garcia e deliciaram-se com produtos da gastronomia local no Frágua Bar. Visitaram o Núcleo Museológico dos Lagares de Azeite de Proença-a-Velha, onde desfrutaram de um delicioso bacalhau à lagareiro e de seguida visitaram e relaxaram nas retemperadoras águas do Balneário das Termas de Monfortinho.
Em Idanha-a-Nova puderam assistir a um ensaio das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e participar numa aula de iniciação ao toque do adufe ministrada por elas. Percorreram a Rota dos Barrocais, para visitar a Aldeia Histórica e o Monte-Ilha de Monsanto e partiram à descoberta da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Passearam de barco no vale do Tejo, para apreciarem o Monumento Natural das Portas de Ródão, em toda a sua imponência. Por fim, antes de partirem para as Penhas Douradas, rumo ao Norte, visitaram a Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão, onde saborearam mais delícias gastronómicas locais, no restaurante “Vale Mourão”.
A Prof.ª Deolinda reafirmou que as aulas no Geopark Naturtejo são imprescindíveis nas futuras edições deste Curso de Verão, dada a fabulosa riqueza natural e cultural deste território e suas gentes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet