Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI), em parceria com os Municípios de Vila Velha de Ródão e da Sertã, organiza nos dias 18 e 19 de Abril a 1.ª e 2.ª Etapa da Taça de Portugal de Esperanças, bem como a 3.ª Etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo, provas inicialmente previstas para os dias 28 de fevereiro e 1 de Março.
Segundo informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o adiamento dos eventos resultou de uma avaliação conjunta realizada com os municípios e restantes entidades envolvidas, na sequência dos efeitos severos provocados pela sucessão de fenómenos meteorológicos extremos que afetaram o país, com particular incidência no interior. À data, não se encontravam reunidas as condições mínimas de segurança, logística, operacionalidade e estabilidade emocional indispensáveis à realização das provas.
Num exercício de responsabilidade, prudência e solidariedade para com as populações afetadas, a ACBI e os municípios parceiros optaram pelo adiamento, salvaguardando atletas, equipas, organização, voluntários e comunidades locais, respeitando simultaneamente um momento especialmente exigente vivido na região.
Ultrapassadas estas condicionantes e com o compromisso de assegurar todas as condições de segurança e qualidade organizativa, as competições regressam agora à estrada nos dias 18 e 19 de abril, permitindo que, através do ciclismo, se volte a dar cor às estradas do interior e a reforçar a dinâmica desportiva e social dos territórios envolvidos.
No dia 18 de Abril, em Vila Velha de Ródão, as esperanças do ciclismo nacional enfrentam um percurso de 87,5 km, acumulando 1822 metros de desnível positivo. A partida está marcada para as 12h00, junto ao Estádio Municipal, estando a chegada do vencedor prevista para cerca das 14h30.
No dia seguinte, 19 de Abril, a competição prossegue na Sertã, com partida e chegada na Alameda da Carvalha. Os atletas da Taça de Portugal de Paraciclismo terão pela frente um circuito urbano com aproximadamente 4,6 km, enquanto as jovens esperanças irão enfrentar um exigente e seletivo percurso de 88,7 km, acumulando 2073 metros de desnível positivo. As partidas estão agendadas para as 11h00, estando a chegada dos vencedores prevista para cerca das 13h30.
Em ambos os dias, as cerimónias protocolares realizam-se após a chegada dos vencedores, encerrando jornadas que se pretendem marcadas pelo espírito desportivo, pela superação e pela proximidade às comunidades locais.
A ACBI deixa um apelo à população, agentes locais e amantes do ciclismo, convidando todos a associarem-se a estes eventos, marcando presença nas estradas e locais de partida e chegada, contribuindo para um ambiente de festa desportiva e de afirmação positiva da Beira Interior, numa demonstração coletiva de resiliência, união e confiança no futuro do território.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet