Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
O presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos, eleito por unanimidade, numa assembleia-geral, na terça-feira, na Guarda, presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) quer dar visibilidade a este organismo.
Neste mandato, Miguel Gavinhos compromete-se a promover o reforço da coesão territorial, mas também com a promoção do que é a AMCB,que muitas vezes “trabalha de forma invisível”, mas “tem uma importância estratégica relevante para todos os municípios”.
À agência Lusa, Miguel Gavinhos explica que a capacidade técnica instalada na AMCB “é da maior utilidade aos municípios, num conjunto de áreas estratégicas que desenvolve e que suportam a ação municipal”, sendo “um importante instrumento de desenvolvimento regional.
A título de exemplo, refere que é esta entidade que recomenda a organização de eventos e projetos e trata dos cadernos de encargos em várias áreas.
Entre esses setores, referência, designadamente, para “a transição e eficiência energética, a cooperação transfronteiriça, o cadastro, a limpeza urbana, a proteção civil, a recolha de óleos alimentares, os biorresíduos, os planos municipais de resíduos sólidos urbanos ou planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, as plataformas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o arvoredo urbano, a carta social, desportiva, educativa” ou a “mobilidade elétrica”.
É também a AMCB que trata da participação dos seus associados em feiras de atividades regionais a nível nacional e transfronteiriço, cabendo-lhe também a realização de outros eventos como “o Grande Prémio de Ciclismo Beiras e Serra da Estrela, que na edição deste ano vai investir meio milhão de euros”.
O presidente da AMCB lidera também, por inerência, a Enerarea - Agência Regional de Energia e Ambiente da Beira Interior, “que também está ao serviço dos municípios que têm de comprar energia por concurso público, sendo a AMCB que também prepara esse caderno de encargos”.
Com exceção de Penamacor, que está também integrado na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, os restantes fazem parte da CIM das Beiras e Serra da Estrela. É também aqui que Miguel Gavinhos quer ser uma ponte.
“Assumi o compromisso de estabelecer uma ligação entre a AMCB e as CIM, pois estas entidades por vezes têm de contratualizar externamente determinados serviços e a AMCB tem competências técnicas para os prestar”, afirma o autarca fundanense.
No fundo, “o objetivo é rentabilizar os meios que já temos criados e que podem ajudar a todos”, reitera.
Além de Miguel Gavinhos, que preside ao conselho diretivo, este órgão conta ainda com os autarcas Carlos Condesso (Figueira de Castelo Rodrigo), António Machado (Almeida), Daniela Capelo (Pinhel) e José Miguel Oliveira (Penamacor) como vogais.
A mesa da assembleia é presidida por Sérgio Costa (Guarda), que tem Vítor Proença (Sabugal) como vice-presidente e Alexandre Lote (Fornos de Algodres) como secretário.
A AMCB é composta por 13 municípios: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, do distrito da Guarda, e Belmonte, Fundão e Penamacor, do distrito de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet