Por: Diário Digital Castelo Branco
Entre seis e vinte e cinco de Dezembro foram inúmeras as atividades que juntaram tradição, gastronomia, música, iniciativas culturais, passeios pedestres, espaços infantis e muita animação, além do já tradicional Mercado de Natal.
O evento natalício que celebra o Madeiro que ganhou fama de ser o maior do País terminou mais uma edição com um balanço positivo. Para o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, José Miguel Oliveira, o evento, que decorreu entre seis e 25 de dezembro de 2025, não só manteve a tradição bem viva para a Malta do Ano, nesta edição os rapazes e raparigas nascidos em 2005, como para toda a população e visitantes que se identificam e trabalharam para que o Penamacor Vila Madeiro fosse uma realidade.
“Com o tempo decorrido entre a Tomada de Posse dos órgãos autárquicos e o arranque do evento, não foi possível realizar muitas alterações e optámos por manter o figurino de edições anteriores. No futuro, queremos inovar um pouco, criando mais espaços de diversão infantis, reforçando o número de visitantes e melhorando a circulação entre os vários espaços onde decorre o evento”, adiantou o autarca.
O Edil frisou, ainda, que houve vários momentos marcantes no último certame, como a Festa no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, o Cortejo que carrega os troncos desde aquele local até ao adro da Igreja Matriz ou o acender do Madeiro, na noite de 23 para 24 de Dezembro. “Mantivemos, igualmente, o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição - são conferências ligadas ao Madeiro e a estas celebrações do fogo em todo o espaço ibérico, convidando outras entidades e outros locais a marcarem presença. Tivemos apresentações de livros, muitos espetáculos de grupos locais, mas também de fora do concelho e da vizinha Espanha, além de mais de sessenta grupos com animação itinerante, entre muitas outras atividades. Penso que foi transmitida muita energia e muita alegria a quem se deslocou a Penamacor para assistir ao Vila Madeiro. Quem veio saiu bem impressionado”, rematou.
Mas as festividades ainda não acabaram com a Vila a ser palco de muita animação marcada para a noite de passagem de ano.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2025 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet