Sertã: Casa da Comarca assinala Magusto com música ao vivo e apresentação de livro

A sede da Casa da Comarca da Sertã (CCS), em Lisboa, foi palco de mais um concorrido magusto, na tarde do passado dia 9 de Novembro.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-11-23 07:44
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com castanhas vindas de Oleiros e Jeropiga da Sertã, entre outras iguarias, a iniciativa registou excelente adesão e incluiu uma actuação do Grupo Coral Pequenos Cantores da Pontinha, muito aplaudida pelos presentes.

No âmbito da iniciativa foi apresentado o livro “ISNA DE SÃO CARLOS, Pessoas que cruzaram a minha Vida”, da autoria de Carlos Dias, sertaginense e ex-dirigente da CCS, tendo a sessão contado com a intervenção do jornalista Fernando Alves, conhecida voz da Rádio TSF com raízes familiares em Proença-a-Nova, bem como do historiador Luís Farinha, sócio da CCS com raízes familiares na Sertã, e, naturalmente, do editor, Fernando Mão de Ferro, da Colibri.

Na sua emotiva e brilhante intervenção, Fernando Alves afirmou "Fui por cada página deste livro com o prazer de quem descobre um tesouro na clareira do bosque. Aqui estão aqueles que, de entre os nossos mais velhos, deixaram na memória de Carlos Dias uma marca mais vincada. O autor convoca-os para mais perto da lareira. Estão aqui, olham-nos e deixam que os olhemos. Quase podemos tocar-lhes. Olá senhor Alfredo, Viva, professora Celeste. Olá tio. 

Sou eu agora. Deixai que faça uma vénia ao meu tio Francisco, ao meu tio Chico, barbeiro de tantas aldeias. (...).

Vou cumprimentar o meu tio com um beijo na cara, uma cara de barba áspera. Foi o único de nove irmãos que nunca saiu da aldeia. É justo que aqui esteja, ele que tomou a peito a função herdada do meu avô, ainda que mais na vertente barba e cabelo do que na vertente paramédica que o velho Manuel Alves privilegiara. (...)

Obrigado pelas histórias que nos conta neste livro, meu caro Carlos Dias. Cada uma delas puxou do mais fundo da minha memória histórias das quais eu me estava perdendo."

Foi mais uma ocasião para ver a exposição de Ex-Líbris de Escritores das colecções do Mestre Segismundo Ramires Pinto e a exposição sobre a imprensa regional, recentemente inauguradas e que ficarão patentes até 7 de Dezembro, dia em que se realizará a Venda de Natal.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB