Castelo Banco: Docentes da ESART editam livro internacional que destaca a Investigação em Design

Daniel Raposo, João Neves e Ricardo Silva, docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politecnico de Castelo Banco, são os editores do livro Perspectives on Design IV. Research, Education and Practice, publicado pela Springer Nature, Suíça. A obra integra o volume 59 da coleção Springer Series in Design and Innovation, uma das séries internacionais mais reconhecidas no domínio do design e da inovação, com indexação Scopus.

  • Educação
  • Publicado: 2025-11-07 07:51
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O livro reúne contributos de autores nacionais e internacionais que analisam o design enquanto campo de investigação, ensino e prática profissional em transformação. As perspetivas reunidas partem da ideia de que o design já não se define apenas como um exercício aplicado à resolução de problemas, mas como uma prática reflexiva, crítica e catalisadora de mudança positiva, enraizada na compreensão social e sustentável do mundo contemporâneo.

Como referem os editores no prefácio, o design não intervém apenas sobre o mundo — participa na sua construção. Molda relações, institui valores, traduz ideologias e projeta futuros. Esta consciência implica um novo papel para quem investiga, ensina e pratica design: o de mediador, pensador e agente de mudança sistémica. A obra propõe, assim, uma leitura atualizada e ambiciosa sobre o lugar do design nas sociedades contemporâneas, desafiando as fronteiras disciplinares tradicionais e propondo uma prática mais ética, crítica e inclusiva.

Organizado em duas partes — O Design de Comunicação, o Design de Media e o Ensino em Design como Catalisadores da Mudança e Design de Moda, Design de Produto e Inovação —, o volume apresenta 21 capítulos que abordam o design como campo de experimentação e transformação cultural. A primeira parte reflete sobre o potencial do design como força educativa e social, explorando metodologias abertas, práticas de cocriação e abordagens que ligam pedagogia, emoção e inclusão. Discutem-se ainda perspetivas críticas sobre o espaço urbano, a regeneração, a hospitalidade e o papel do design na revalorização do património material e imaterial.

A segunda parte foca-se na inovação material, tecnológica e ecológica. São abordadas novas práticas no ensino do design de moda, o uso de tecnologias sustentáveis, o aproveitamento de recursos locais e os desafios colocados pela inteligência artificial e pelos meios digitais na criação e difusão do design. Alguns capítulos propõem modelos conceptuais emergentes, como o bioneurodesign, que integra cognição, ética e ambiente, enquanto outros revisitam tecnologias obsoletas para lhes atribuir novos sentidos estéticos e críticos.

Perspectives on Design IV é, nas palavras dos próprios editores, um contributo para uma comunidade de design em expansão — aberta à experimentação e à redefinição dos seus próprios limites. O livro reforça a convicção de que o design pode e deve desempenhar um papel central na construção de futuros mais conscientes, justos e sustentáveis, não apenas através da forma e da função, mas sobretudo pela sua capacidade de escutar, imaginar e transformar.

Com esta edição, os docentes do IPCB-ESART consolidam a sua presença na reflexão internacional sobre o design contemporâneo, contribuindo para afirmar o ensino superior português no debate científico e académico global sobre o papel do design na sociedade.

O livro está disponível em formato impresso e digital no website da editora https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-032-00733-9, na Amazon e em livrarias especializadas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB