A requalificação das instalações da Proteção Civil de Idanha-a-Nova foram inauguradas a 24 deste mês de Outubro, após as obras, que passam a dotar o novo espaço com mais meios materiais para uma melhor prevenção, preparação e resposta a fenómenos climáticos extremos, em especial aos incêndios, cuja severidade tem vindo a aumentar com as alterações climáticas.
O edifício da Rua Vaz Preto, em Idanha-a-Nova, propriedade do Município, alberga agora uma sala de operações, de planeamento, uma sala de reuniões e outra de conferências, bem como gabinetes de trabalho e ainda habitação destinada a respostas imediatas de emergência e a eventuais. desalojados.
O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou, durante a cerimónia de inauguração, a importância da nova infraestrutura que dá “uma maior capacitação às nossas equipas de Proteção Civil para realizar um ótimo trabalho durante todo o ano”, referindo a “colaboração com os bombeiros e outros parceiros para melhorar a deteção, monitorização e resposta a incêndios e situações de crise”.
Para Armindo Jacinto, o novo espaço “oferece uma base de operações com áreas dedicadas a diferentes funcionalidades para organização e eficiência” e serve de “ponto de ancoragem que permite expandir as operações de Proteção Civil”.
Por seu turno, Manuel Monteiro, coordenador municipal da Proteção Civil de Idanha-a-Nova, afirma que este novo e requalificado espaço leva a que a Proteção Civil passe a estar “capacitada para responder ainda melhor às futuras ocorrências que possam surgir”.
Manuel Monteiro destacou a “estratégia do município em colocar a proteção civil no centro do desenvolvimento social e ambiental, com investimentos na infraestrutura, formação e articulação intermunicipal”, bem como o “apoio contínuo aos bombeiros voluntários”. A requalificação do espaço físico destinado à Proteção Civil é vista, pelo responsável, como “uma ferramenta essencial para melhorar a coordenação e a resposta rápida a eventos adversos”. Por fim, Manuel Monteiro destacou o “compromisso do município com a prevenção, a parceria com diferentes níveis de autoridade e a importância de manter a comunidade preparada, segura e informada”.
Até ao final do corrente ano, o Município vai ainda adquirir diversos equipamentos, no âmbito do Sistema de Informação Geográfica para apoio à decisão, assim como de equipamentos mecânicos, nomeadamente de uma viatura de coordenação de operações táticas e ainda de vários equipamentos de apoio às operações.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet