Governo apoia candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou o apoio do Governo à candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO.

  • Região
  • Publicado: 2025-09-10 17:12
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, a governante considera a candidatura como um “instrumento estratégico para a valorização dos recursos endógenos, a preservação do património natural e cultural, e a promoção de um modelo de desenvolvimento territorial sustentável, resiliente e inclusivo”.

A proposta de candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO entrou em abril, em consulta pública, nos seis municípios que integram o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e o projeto foi apresentado publicamente, na Guarda, pela Comissão de Cogestão da área protegida e pela Associação Geopark Estrela.

O processo é coordenado pelo diretor executivo do Geopark Estrela, Emanuel de Castro, juntamente com Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra.

A candidatura é uma das medidas do Plano de Cogestão do PNSE, aprovado em novembro de 2024, e vai incluir os seis municípios que integram esta área protegida: Covilhã (distrito e Castelo Branco), Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia (distrito da Guarda).

A ministra do Ambiente e Energia defende que a candidatura é, simultaneamente, uma aposta na valorização socioeconómica e um reforço da resiliência da Serra da Estrela, limitando as suas vulnerabilidades.

“A Serra da Estrela tem de ser preservada, valorizada e promovida através de políticas públicas de conservação da natureza, coesão social e desenvolvimento sustentável”.

Segundo Maria da Graça Carvalho, a Serra da Estrela é um território de excecional valor natural, cultural e social, reconhecido pela diversidade ecológica e paisagística, pela presença de habitats e espécies endémicas e ameaçadas, e guardiã de um património cultural único, o que a torna “um exemplo notável de integração entre natureza e cultura”.

Contudo, sublinha que os incêndios rurais que têm contribuído para a perda de biodiversidade e recursos naturais são vulnerabilidades que devem ser contrariadas por uma aposta na valorização socioeconómica e reforço da resiliência, de modo a garantir a recuperação dos serviços dos ecossistemas e das atividades desenvolvidas pelas populações.

Portugal já conta com 12 Reservas da Biosfera, localizadas no continente e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, e poderá ampliar a sua rede nacional de áreas classificadas no próximo ano.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB