A vila de Alpedrinha, no concelho do Fundão, vai receber mais uma edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, entre os dias 19 e 21, que engloba fundamentalmente a divulgação do património pastoril.
O festival, que celebra e revive os trajetos que os pastores faziam na procura de novas pastagens para os seus rebanhos é organizado pelo município do Fundão, em parceria com a Junta de Freguesia de Alpedrinha.
“Na programação deste festival podem-se encontrar atividades que divulgam o património pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar produtos gastronómicos do concelho”, explicou a Câmara do Fundão.
Segundo o município, o objetivo passa por manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história, como também as tradições desta atividade ancestral.
Durante três dias, a vila de Alpedrinha enche-se de vida aliando tradição, música e animação.
A abertura do Chocalhos decorre no dia 19, pelas 19:00, com vários grupos de animação de rua a percorrer Alpedrinha e conta ainda com uma mostra de raças autóctones.
Pelas 22:00, decorre um concerto com Xico Gaiato.
No sábado, pelas 9:15, destaca-se o Encontro no Museu de Lanifícios, na Covilhã, seguido de uma visita à Real Fábrica de panos e uma visita e prova de queijos da Beira Baixa na Casa do Queijo na Orca.
À tarde, decorre um concurso de cães da Raça da Serra da Estrela e o dia termina com um concerto de Júlio Pereira, pelas 22:00.
No último dia do festival, realiza-se, a partir das 08:00, a Travessia da Gardunha com Rebanho Serrano (percurso pedestre entre o Fundão e Alpedrinha).
Este ano irá dançar-se e pisoar-se a lã para fazer um tapete com a lã dos rebanhos.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet