Foi requalificada a estrada que liga as localidades de Pomar e Lisga, na freguesia de Sarzedas, com aproximadamente 10 quilómetros de extensão.
Em nota enviada à comunicação social, o gabinete de comunicação e impressa da Câmara Municipal refere que “a via, que foi construída no final dos anos 80 / início dos anos 90, une os concelhos de Castelo Branco e Oleiros, através da ligação da Lisga à EN351, nas proximidades da Isna de Oleiros.
A estrada encontrava-se num estado de conservação fragilizado, apresentando problemas, especialmente relacionados com terraplenagens e o pavimento, que estavam bastante deteriorados, com sinais de fendilhamento, deformações, deslizamentos e abatimentos em alguns troços. Além disso, a via atravessa uma área densamente florestada de pinhal que foi atingida por incêndios no ano de 2020, afetando a qualidade da estrada, sobretudo a nível da sinalização vertical - quase inexistente ou em mau estado - e da sinalização horizontal - com as marcas rodoviárias quase completamente gastas -, aumentando os riscos para os condutores, particularmente em épocas de inverno, quando o nevoeiro e o gelo dificultam ainda mais a visibilidade e a circulação naquela zona, em virtude da exposição sombria e altitude elevada.
Também se registava falta de equipamentos de sinalização e segurança, nomeadamente guardas de segurança metálicas semi-flexíveis, o que constituía um elevado risco para a circulação automóvel, face à quase inexistência de elementos físicos que sustentassem qualquer saída da faixa de rodagem por despiste para o lado da encosta.
De forma a garantir a segurança, a estabilização da infraestrutura e a sua durabilidade, a Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB) levou por diante uma empreitada com diversas intervenções, através de trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização.
Destaque para a reconstrução e contenção de aterros; a reparação e conservação das passagens hidráulicas existentes, bem como a construção de outras em falta; a adequação dos dispositivos de drenagem; o controlo da vegetação; o reforço e a uniformização do pavimento existente; a instalação de sinalização vertical e a marcação de sinalização horizontal”, conclui o texto do gabinete da Câmara Municipal albicastrense.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet