O candidato à presidência da Câmara Municipal de Castelo Branco, pela coligação “SEMPRE por todos”, reuniu-se com responsáveis dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco e da Proteção Civil, no âmbito de “uma estratégia de proximidade e reforço do papel da autarquia na proteção das populações e do território”.
“Estas visitas exploratórias permitiram ouvir quem está na linha da frente em situações de emergência e reforçar um compromisso claro para nós: a autarquia tem de estar presente ao longo de todo o ano, no terreno, a prevenir e a preparar respostas eficazes para os desafios que o concelho pode vir a enfrentar, como incêndios, cheias e outras intempéries”, vinca o candidato, em nota de imprensa.
José Augusto Alves destaca ainda que "a prevenção começa com planeamento, com escuta ativa e com apoio concreto a quem protege as nossas comunidades”.
“Temos uma grande região rural, com o território disperso, que exige uma resposta especial da autarquia, mais próxima, mais preparada e mais solidária", explica.
Para tal, a coligação SEMPRE por todos, anuncia alguns dos compromissos que visam a melhoria e reforço da capacidade de Proteção Civil:
Apoio aos Bombeiros Voluntários, às equipas de Sapadores Florestais que operam no concelho, bem como às associações de produtores florestais;
Melhoria das infraestruturas de apoio ao combate aos incêndios florestais, com incremento de Reservatórios de Água Estratégicos;
Criação de uma Sala de Crise Municipal;
Reforço do sistema de videovigilância da nossa floresta;
Implementação Total do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” e verdadeira aproximação às Juntas de Freguesia;
Ações de Sensibilização à População, com a criação de uma bolsa municipal de voluntários de proteção civil.
A candidatura “SEMPRE por todos”, que integra o SEMPRE - Movimento Independente, o PPD/PSD e o CDS-PP, reafirma que só com cooperação entre a autarquia, os agentes de proteção civil, bombeiros, forças de segurança e as populações será possível tornar Castelo Branco um concelho mais seguro, resiliente e coeso, tanto na cidade como em todas as freguesias.
“Connosco, a autarquia estará no terreno, a antecipar cenários e a preparar respostas rápidas, eficazes e adequadas, porque proteger é cuidar, e para cuidar é preciso agir”, garante José Augusto Alves.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet