O incêndio que deflagrou na segunda-feira, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, entrou em fase de rescaldo e vigilância revelou a Proteção Civil.
Em declarações à comunicação social, o segundo-comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa disse que as operações de rescaldo e vigilância vão durar todo o dia e provavelmente toda a noite, onde continuam todos os meios empenhados para resolver eventuais situações que vão surgindo no perímetro do incêndio.
“O vento vai-se manter constante toda a tarde, portanto sabemos onde e que devemos empregar mais meios e ter mais atenção e é o que estamos a fazer neste momento”, afirmou José Neves.
As condições meteorológicas que se verificaram ao longo do dia de segunda-feira não ajudaram no combate.
“Houve rajadas muito fortes de vento que favoreceram a progressão do incêndio de uma forma estrondosa, como se viu”, sustentou.
José Neves sublinhou que não há qualquer desmobilização dos meios terrestres e aéreos do perímetro do incêndio.
“Neste momento estão seis meios aéreos no teatro de operações e continuam a atuar em pontos quentes. Temos seis máquinas de rasto que continuam a trabalhar e temos todos os operacionais dos bombeiros”, disse.
José Neves não quer avançar, para já com números em termos dos hectares ardidos, mas adiantou que estamos em Aldeia do Bispo (Penamacor) e a cabeça de incêndio terminou quase junto a Proença-a-Velha (concelho de Idanha-a-Nova).
Neste momento estão 373 operacionais no terreno, apoiados por 124 viaturas, seis máquinas de rasto e seis meios aéreos.
“Vão-se manter no teatro de operações ao longo da tarde como se tudo estivesse a acontecer normalmente. Vão manter-se até ao final do dia”, afirmou.
Segundo este responsável da Proteção Civil, para já, não há conhecimento de que tenha ardido alguma casa de primeira habitação.
“Houve efetivamente algumas perdas agrícolas e autocaravanas espalhadas pelo campo que arderam”, concluiu.
O fogo começou na segunda-feira, cerca das 16:36 na freguesia de Aranhas e, em poucos minutos, progrediu entre Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires, tem agora outra frente, que avançou para a localidade de Bemposta.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet