O desporto congrega em si um potencial de inclusão social, uma vez que contraria as práticas de desvantagem, permite ultrapassar barreiras restritivas ou impeditivas.
Como forma de consolidar esta ideia, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco aposta no desporto adaptado desde sua origem da instituição, uma vez que considera que esta área é um veículo que otimiza os processos de inclusão. Neste sentido, a parte desportiva da APPACDM de Castelo Branco agrega várias modalidades (algumas em parceria inclusivas) e tem como principais objetivos inserir os atletas em contexto desportivo (tanto a nível lúdico/reabilitação como competitivo), a fim de criar mecanismos de autonomia, inclusão e socialização.
Na presente época desportiva, a APPACDM de Castelo Branco já participou em 30 provas desportivas de norte a sul do país, organizou três eventos desportivos totalizando a participação de cerca de 400 atletas e participou em três palestras onde apresentou o trabalho elaborado pela instituição albicastrense na vertente desportiva.
Em termos de conquistas, destaca-se a participação na prova de natação Princess Charlene Special Olympics European Swimming Meeting, onde estiveram presentes 28 nações europeias totalizando 200 nadadores. No final do mês de julho e princípio de agosto, alguns futebolistas da APPACDM de Castelo Branco irão integrar a equipa do Sporting Clube de Portugal a fim de participarem na Genuine Cup a decorrer em Houston, que contará com a presença 38 equipas oriundas de 4 continentes.
No contexto nacional, e com a conquista de vários pódios nas diversas modalidades destaca-se a participação pela nona vez consecutiva nos Nacionais do Desporto Escolar na modalidade de Boccia. De salientar, que para além dos títulos na categoria individual I1(atleta com calha) e na categoria coletiva de pares, foi exibido o cartão branco ao atleta José Freire e ao Professor Pedro Pires, face a uma situação em que demonstraram um elevado espírito e ética desportiva.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet