O Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco manifesta a sua preocupação relativamente à decisão da Câmara Municipal de avançar com um investimento no valor estimado de 253 mil euros para a instalação de um teto falso no parque de estacionamento subterrâneo da Devesa, com o objetivo de “mitigar” os efeitos visíveis de infiltrações e humidade existentes no teto daquela infraestrutura.
Em nota de imprensa o PSD refere que “esta intervenção, tornada pública através do anúncio de abertura de concurso público publicado no passado dia 2 de Maio de 2025 em Diário da República, levanta sérias reservas quanto à sua adequação e utilidade prática. “Ao optar por uma solução que se limita a encobrir os sinais exteriores do problema, a autarquia demonstra, mais uma vez, uma preocupante tendência para privilegiar respostas de natureza estética e paliativa, em detrimento de soluções estruturais, duradouras e verdadeiramente eficazes” afirmam os sociais democratas.
Dizem ainda que a colocação de um teto falso não resolve, em circunstância alguma, as causas profundas da infiltração de águas e da deterioração progressiva da estrutura do parque. Pelo contrário, esta opção poderá dificultar significativamente a monitorização da evolução das anomalias existentes, nomeadamente o aparecimento de novas fissuras, sinais de humidade, ou fragilização de elementos estruturais, o que coloca em causa a segurança futura da infraestrutura e dos seus utilizadores. A ocultação dos sinais visíveis de degradação não elimina o problema — apenas o adia e, eventualmente, agrava.
O PSD sublinha, ainda, que as deficiências agora se pretendem camuflar com esta solução superficial são conhecidas há vários anos. Este é um problema que foi identificado e reportado em diversos momentos ao longo da vida útil desta infraestrutura. Se a solução fosse a instalação de um teto falso, já poderia ter sido executada pelo atual executivo camarário ao longo dos quase quatro anos de mandato. O facto de só agora ser concretizada, em pleno ano de Eleições Autárquicas, gera fundadas dúvidas quanto à oportunidade desta intervenção e às reais motivações políticas que lhe estão subjacentes.
O PSD Castelo Branco entende que os recursos públicos devem ser aplicados de forma responsável e transparente, orientados para o interesse duradouro da comunidade e não para estratégias de curto prazo com objetivos de natureza eleitoralista. Medidas como esta revelam uma preocupante falta de visão e de compromisso com a reabilitação séria e tecnicamente sustentada do património público municipal.
“Neste sentido, o PSD Castelo Branco solicita à Câmara Municipal a reconsideração desta opção, promovendo antes uma intervenção que identifique e resolva, de forma definitiva, as origens das infiltrações e a estabilidade da infraestrutura em causa” conclui o texto enviado à comunicação social.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet