Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 8 de fevereiro de 2026

Mau tempo: Sertã entra em fase de recuperação

Por: Diário Digital Castelo Branco

Ao início da tarde deste domingo, 8 de Fevereiro, a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã voltou a reunir, fazendo ponto da situação à data: ficou patente que a situação está na fase de recuperação tendo já sido concluída a fase de socorro. 

Esta semana, ambas as corporações do concelho irão retomar a sua atividade operacional habitual, sendo que, os meios de apoio externo (autoescadas e outra maquinaria pesada) já não se encontram no terreno.

No que diz respeito à reposição do fornecimento da energia elétrica, os trabalhos decorrem agora na baixa tensão, após os constrangimentos da média tensão estarem estabilizados. Na reunião foi deixado o apelo relativamente a populares que intervêm nas linhas de baixa tensão sem autorização nem intervenção da E-Redes, o que poderá constituir perigo para a segurança e integridade física dos visados. Foi também reforçada a mensagem de que é necessário uma gestão controlada do consumo de energia, devendo ser reduzida ao estritamente necessário, uma vez que uma boa parte da energia ainda está a ser fornecida por geradores. A E-Redes irá contactar as Juntas de Freguesia para colaborarem na identificação de pontos sem energia, no que diz respeito à baixa tensão, para agilizar a progressão dos trabalhos no terreno.

Foi deixado o alerta relativamente ao corte e recolha de madeira não autorizados na rede viária florestal. Foram reportadas situações no concelho da Sertã de pessoas/empresas que se fazem passar por funcionários ou prestadores ao serviço do Município e das Juntas de Freguesias, com o intuito de cortar e recolher lenha. O Município da Sertã e as Juntas de Freguesia não solicitaram nem autorizaram qualquer tipo de intervenção. Caso tenha conhecimento de alguém que corte e recolha lenha e se identifica como sendo da Junta de Freguesia ou do Município da Sertã, solicitamos que comunique de imediato o sucedido à GNR (274 600 730).

No que diz respeito à Ação Social, a ZCAP (Zona de Apoio e Concentração à População) foi oficialmente encerrada no dia 7 de fevereiro, às 19h40, tendo estado envolvidos nesta resposta à população um total de 13 técnicos da Unidade de Ação Social e Educação da Câmara Municipal da Sertã e 13 voluntários do Município da Sertã. Esta estrutura contou também com a colaboração de 11 técnicos da Segurança Social. Refira-se que do total de 27 utilizadores da ZCAP, 14 corresponderam a soluções definitivas, estando os restantes em suporte de retaguarda. Em relação ao apoio psicossocial à população, continua a ser prestado na Biblioteca Municipal. Em termos de apoio alimentar, está a ser gerido pela Cáritas Paroquial da Sertã em colaboração com as juntas de freguesia.

Relativamente às escolas, a atividade letiva será retomada em pleno já nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, embora com algumas condicionantes funcionais, no entanto a segurança das crianças está assegurada. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!