De 2 a 30 de Maio, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, tem patente a exposição “Parchment/Pergamano” de Noémia Simões. Integrado nesta exposição, a artesã estará nos dias 2 e 17 de Maio, às 14:00 horas, a fazer uma demonstração da técnica de Pergamano, a arte de bordar em papel.
Noémia Simões nasceu na Sertã em 1947. Numa época em que a educação e os estudos eram “um luxo”, Noémia sente-se uma privilegiada por ter conseguido estudar, o que lhe permitiu despertar para valores e para uma diversidade cultural pouco habitual para a época, assim como tomar conhecimento de diversas artes, destacando a pintura e a música clássica. O gosto por aprender (o que quer que fosse) tornou-se assim uma libertação e marcou uma evolução pessoal, académica, cultural e até mesmo profissional.
Além dos bordados em papel (pergamano), Noémia Simões nutre também particular gosto pelos Bordados de Castelo Branco, destacando-se ainda em outras áreas como a pintura em azulejo e a cerâmica. No entanto, é na arte de bordar papel que se sente “completa”, e que encontra a sua terapia.
A entrada nesta exposição é livre e pode ser realizada durante o horário da Biblioteca Municipal: segundas e sábados das 10:30 às 18:00 horas e de terça a sexta-feira, das 10:00 às 18:30.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet