Sertã: Casa Atelier Tullio Victorino inaugurada no Dia Internacional dos Museus em Cernache do Bonjardim

O Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, foi marcado pela inauguração da Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim. 

  • Cultura
  • Publicado: 2024-05-23 23:58
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Inserido no espaço do antigo atelier do pintor, esta nova estrutura expositiva recorre às mais recentes tecnologias em áudio, vídeo e multimédia, que dão à exposição um carácter dinâmico. Além de ter patente algumas obras do artista, apresenta também um espaço imersivo que promete surpreender o público e proporcionar uma vivência “dentro da cabeça do pintor”. 

 “Tullio Victorino, um dos mais destacados representantes culturais do concelho da Sertã, é uma referência no mundo das artes. A qualidade da sua vasta obra tem sido sinalizada por especialistas, críticos de arte, colecionadores, galeristas e pelo grande público”, começou por afirmar Carlos Miranda. O Presidente da Câmara Municipal da Sertã sublinhou, por ocasião da inauguração, a aposta do município no estudo da vida e obra do notável pintor, natural de Cernache do Bonjardim. O autarca destacou que “este novo espaço museológico permite evidenciar, sem reservas, a magnitude da obra de Tullio Victorino”. A importância da validação científica para a concretização deste projeto foi também realçada pelo autarca, referindo-se ao protocolo de colaboração que existe com o Centro de Investigação e Estudos da Faculdade de Belas Artes em Lisboa, com a Sociedade de Belas Artes e com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Carlos Miranda salientou ainda a valorização cultural e económica que este novo espaço museográfico traz para a região.

Alberto Martins, secretário da União de Freguesias Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, enalteceu o projeto Casa Atelier Tullio Victorino que “ganhou corpo e vida”, reforçando que “Cernache do Bonjardim, a Sertã e a região ganham com a valorização das obras dos nossos antepassados”. Alberto Martins aproveitou a ocasião para dar uma palavra de agradecimento a Elaine Karla Almeida “pela pesquisa exaustiva, realizada no âmbito do seu doutoramento, desta personagem da arte nacional, Tullio Victorino. Fê-lo com notável profissionalismo e entrega total”.

João Paulo Queiroz, Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, salientou a relevância de Tullio Victorino sendo um “pintor naturalista, que importa estudar com este grau de especialidade e de pesquisa a um nível universitário para que todos possamos compreender e enquadrar a grandeza da sua obra”. Na sua intervenção fez também referência às caraterísticas do pintor que “dava um toque muito pessoal na sua interpretação dos costumes, das gentes e da terra onde estava inserido, Cernache do Bonjardim”.

Na Casa Atelier poderão ser apreciadas várias obras de Tullio Victorino assim como um importante espólio do pintor e muitos objetos até agora desconhecidos do público. Para além de conhecer melhor a vida e obra de Tullio Victorino, o público poderá também ficar a conhecer melhor a história e as personalidades da freguesia de Cernache do Bonjardim e do movimento naturalista.

A Casa Atelier Tullio Victorino está aberta ao público, podendo ser visitada de terça a sexta feira, das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 17:00, e durante o fim de semana das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17 :00 horas. Mais informações através do email geral@cm-serta.pt .

PUB

PUB

PUB

PUB