A Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) integra, em Portugal, a Rota Europeia da Cultura Megalítica (RECM).
A RECM é uma das muitas rotas culturais do Conselho da Europa, estando representada em Portugal pela Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT). A RECM é uma associação, criada em 2004 e reconhecida pelo Conselho da Europa em 2013, contando desde a Assembleia Geral de Novembro deste ano com 39 associados, de 11 países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, Turquia e Líbano. Entre as suas múltiplas atividades refere-se o Dia Internacional da Cultura Megalítica, que se realiza no último domingo de abril de cada ano.
Em Novembro de 2023 a AEAT marcou presença na Assembleia Geral anual, este ano realizada no município de Trigueros, onde se situa o famoso Dolmen de Soto, em Huelva, a par do 7º congresso internacional de Megalitismo e Arte Rupestre.
Na Assembleia Geral deste ano foram propostos os seguintes temas para o Dia Internacional da Cultura Megalítica dos próximos dois anos: em 2024, Megalitismo e Marcas na Paisagem; em 2025, Megalitismo e Arquitetura.
Foi apresentado um pequeno documentário sobre os 10 anos da RECM que inclui imagem de uma sepultura megalítica da Beira Baixa. Foram relevadas as ações relacionadas com intercâmbio de jovens europeus, práticas artísticas e a promoção turística sustentável deste património. No âmbito de relatório de avaliação da atividade da rede foram expostas recomendações no sentido de um maior foco em produtos locais, em programas para as populações locais, com destaque para a cooperação com escolas e a realização de workshops.
De referir que a investigação promovida pela AEAT do megalitismo da Beira Baixa e a valorização pública de sepulturas megalíticas como a anta do Cão do Ribeiro (Proença-a-Nova) e a anta do Cabeço d´Ante (Vila Velha de Ródão), em parceria com os respetivos municípios, suportaram a admissão da AEAT como associado daquela rede, de momento o único representante de Portugal.
A valorização desta participação deverá estimular o continuar do estudo e o reforço da recuperação e valorização de outros monumentos que reúnem condições para integrar na rede de visitas.
European Route of Megalithic Culture
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet