ACAPO de Castelo Branco assinala Dia Mundial da Bengala Branca no próximo domingo

A Delegação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) de Castelo Branco, em parceria com a Junta de Freguesia, vai assinalar o "Dia Mundial da Bengala Branca", no próximo domingo, 15 de Outubro.

  • Desporto
  • Publicado: 2023-10-09 15:10
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A bengala branca é um símbolo da independência, liberdade e confiança das pessoas cegas, que deu a possibilidade a estas de poderem circular livremente nos espaços e serviços públicos.

O objetivo desta iniciativa é desafiar toda a comunidade albicastrense e os representantes das várias entidades locais a realizar um pequeno percurso de cerca de 4 minutos a pé, de olhos vendados, na zona da Alameda da Liberdade/ praça do município, podendo desta forma experienciar por um lado a mais valia desta ferramenta e por outro perceber as dificuldades na orientação e em lidar com os vários obstáculos fixos ou não que se encontram na rua.

O Diário Digital Castelo Branco sabe que este evento visa divulgar o trabalho da Delegação de Castelo Branco em prol das pessoas cegas ou com baixa visão, sensibilizando a comunidade albicastrense para as questões da deficiência visual e possibilitando momentos de convívio entre todos.

O ponto de encontro é às 16:00 horas ao fundo da Rua Rei Dom Dinis onde se iniciará a atividade, terminando junto à Câmara Municipal de Castelo Branco. (Mapa do percurso é a linha azul da foto). 

De referir que desde a antiguidade, tem-se registo do uso de bastão ou vara para a locomoção de deficientes visuais. Como o patriarca bíblico Isaac e Tirésias o profeta.
Mas somente no século XX que registraram tentativas concretas e valiosas para descobrir um meio seguro e eficaz para locomoção dos deficientes visuais.

Em 1930, o Lions Club Peoria Illinois (EUA), apresentou uma proposta de lei que após ser aprovada foi chamada Lei da Bengala Branca. Dava prioridade no trânsito ao deficiente visual que portasse uma bengala branca. Em 1931, reunião no Lions Club de Toronto (Canadá), estabeleceu o dia 15 de Outubro como “Dia Mundial da Bengala Branca”, que passou a divulgar a lei.

PUB

PUB

PUB

PUB