No âmbito das comemorações do XX aniversário da sua refundação, a Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior leva a efeito no próximo dia 30 de setembro, a partir das 10 horas, o II Encontro de arqueologia da Freguesia de Castelo Branco.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a reunião juntará os responsáveis, no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, pelos trabalhos arqueológicos e de registo patrimonial desenvolvidos, durante as duas últimas décadas (de 2002 a 2023), na área da freguesia de Castelo Branco. A partir da exposição dessas ações definir e estabelecer algumas prioridades de linhas de futuras investigação, quais os projetos de pesquisa previstos para esta zona e qual a atual situação no que concerne à defesa e de proteção e difusão sociocultural dos bens de natureza arqueológica.
As apresentações serão distribuídas em dois painéis: “Arqueologia na e da cidade” e “Arqueologias nos campos”. De bom grado, acolheremos a apresentação de posters onde se expressem tanto os contextos dos arqueosítios investigados e zonas inventariadas, como elementos materiais oriundos do território da freguesia.
Faz parte da Comissão, Carlos Banha, Arqueólogo da Direção Regional de Cultura do Centro, que tem desempenhado um relevante papel na defesa e gestão do património arqueológico na Beira Interior e um generoso elo de ligação entre os nossos trabalhos e a administração regional- central.
A entrada é gratuita.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet