Covilhã: Festival da Cherovia apresenta mais de 200 receitas feitas com a raiz

O Festival da Cherovia, que se realiza no centro histórico da Covilhã, entre 21 e 24 de setembro, vai apresentar mais de 200 formas de cozinhar a raiz com forma de cenoura, cor de nabo e sabor adocicado.

  • Região
  • Publicado: 2023-09-15 22:43
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Os pratos incluem desde a mais habitual cherovia cozida ou frita às sopas de cherovia, pão, chips, assada, em pastel, compotas e várias outras formas de utilização.

“A cherovia é uma marca gastronómica da Covilhã, do seu concelho e da região. Estão previstas no festival mais de 200 receitas de cherovia”, disse hoje, na apresentação do evento, o presidente da Banda Covilhã, Eduardo Cavaco.

Segundo o presidente de uma das entidades organizadoras, em conjunto com a Desertuna e a Covilhã Eventos, associada ao Festival da Cherovia está a Rota Gastronómica, que “tem vindo a crescer e tem este ano 25 restaurantes aderentes”.

De acordo com Eduardo Cavaco, o evento conta nesta 16.ª edição com “o maior número” de expositores e a maior participação de associações.

Durante os quatro dias estão previstas cerca de “60 iniciativas a nível musical”, com a atuação de músicos e artistas locais.

O responsável pela organização e também chanceler da Confraria da Cherovia e Panela no Forno, Eduardo Cavaco, sublinhou “o interesse e a dinâmica que o festival tem vindo a criar”, destacou “a riqueza do espaço” ao redor, numa alusão ao património histórico que é possível visitar, e adiantou aguardar “milhares” de visitantes.

O vereador com o pelouro do associativismo na Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, destacou a “importante ligação do Festival da Cherovia ao tecido associativo” do concelho e sublinhou que o evento, “além de mostrar um produto local, a cherovia, também mostra a alma covilhanense”.

O autarca acrescentou que uma das novidades deste ano, por uma questão “de comodidade e de segurança”, são os autocarros gratuitos que vão fazer a ligação entre o Complexo Desportivo, na zona baixa da cidade, e o Pelourinho, no centro da Covilhã, para evitar que os visitantes tenham de utilizar meios próprios de transporte.

O programa inclui a caminhada Rota da Cherovia na manhã de dia 24, com saída às 09:00 de uma plantação de cherovia, na vila do Ferro, e chegada ao local do Festival da Cherovia, na Covilhã (distrito de Castelo Branco).

A iniciativa está orçada em 25 mil euros.

PUB

PUB

PUB

PUB